Quem passeava ontem pelo Shopping Estação, em Curitiba, pode ter se espantado com a grande quantidade de policiais que circulavam por ali. Mas o motivo não era nenhuma ocorrência. É que no Estação Embratel Convention Center acontecia a Interseg, Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública.
O evento anual, considerado o maior do setor na América do Sul, foi aberto oficialmente no domingo e vai até hoje. Só ontem, cerca de 3 mil visitantes compareceram.
Paralelamente à feira, também estão sendo realizadas várias palestras, além da Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da IACP (Associação Internacional de Chefes de Polícia). Os temas de ontem passaram por lavagem de dinheiro, o combate ao crime organizado e ao terrorismo, o uso de tecnologias na área e a cooperação internacional nas investigações e ações policiais.
Sobre a lavagem de dinheiro, o juiz federal criminal Sérgio Moro defendeu a interceptação telefônica como método de investigação. Ele ressaltou, também, que o crime está relacionado principalmente ao tráfico de drogas, e reiterou a necessidade de se concentrar na prisão dos chefes das organizações criminosas.