Trabalhadores da limpeza de Curitiba estão cumprindo a decisão da Justiça do Trabalho que previa ao menos 40% do efetivo em circulação durante o movimento de greve da categoria. Os outros 60% estão em frente à Cavo em uma manifestação pacífica. Ao todo são 2,5 mil trabalhadores.
Parte do efetivo que está trabalhando são dos serviços de coleta de lixo e varrição. Cem por cento do efetivo dos roçadores e serventes segue de braços cruzados.
Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Conservação de Curitiba (Siemaco) a determinação está sendo seguida desde o momento em que foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho, na noite de ontem.
Negociações
Os trabalhadores aguardam uma audiência de conciliação que acontece hoje no TRT às 15h30. Lá estarão presentes representantes da Prefeitura de Curitiba, Cavo, Siemaco e uma comissão formada pelos trabalhadores.
Os trabalhadores, que rejeitaram nesta manhã aumento salarial de 10% nos salários e de 15% no vale-alimentação, pedem 20% de reajuste salarial e 30% no vale refeição. Qualquer valor dentro deste intervalo pode ser negociado segundo o Siemaco.
Caso haja acordo na audiência desta tarde haverá uma nova assembleia entre parte dos trabalhadores às 19h desta quarta-feira. Amanhã, às 7h, será feita novamente a assembleia com mais trabalhadores para então o futuro do movimento ser decidido.