Curitiba sedia assembléia nacional das religiões

De 11 a 15 de novembro Curitiba vai sediar a Assembléia Nacional da URI (Iniciativa das Religiões Unidas). No encontro será elaborada uma agenda nacional voltada para a justiça social, direitos humanos, ecologia, cultura da paz e diálogo inter-religioso. Estarão presentes o diretor executivo internacional da Uri, Charles Gibb e o coordenador na América Latina, André Porto.

A URI foi criada em 1996 e tem como finalidade contribuir para a erradicação da violência motivada pelas diferenças religiosas. Pessoas de várias religiões se reúnem para conversar e entender o credo dos outros, evitando o preconceito e os conflitos. A URI está presente em mais de 50 países e conta com a participação de 88 religiões e fé diferentes. Em Curitiba são 12.

O evento reúne pessoas de todo o Brasil. No dia 11 de novembro haverá um painel sobre o fundamentalismo, com a participação de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faculdades Integradas Espírita e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). O fundamentalismo é um assunto delicado, já que a partir de interpretações religiosas as pessoas tomam posturas radicais a respeito da religião dos outros.

No dia 15 haverá um evento aberto ao público em geral, no Parque Barigüi, com a realização de várias oficinas. O objetivo é desenvolver a cultura da paz. A coordenadora do Círculo de Cooperação da URI da cidade, Regina Maria da Rocha Loures Bueno, comenta que várias atividades são realizadas em Curitiba. Os integrantes cooperam com a capacitação de docentes da rede municipal e estadual de ensino que vão trabalhar com ensino religioso nas escolas. “Ainda não existe um curso superior que forme estes professores”, comenta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo