Foto: Orlando Kissner/O Estado |
Castelo do Batel: local abriga 20 mil lâmpadas. continua após a publicidade |
As noites de dezembro em Curitiba foram iluminadas, coloridas e repletas de arte, cultura e solidariedade. Antecipando o Natal, a cidade se preparou para receber a admiração de moradores e visitantes, empenhando-se para consagrar a época como seu principal cartão postal e levar a população às ruas para prestigiar eventos como corais, teatros, apresentações de dança, música e verdadeiros shows de luzes. Somente as atrações em que a Prefeitura esteve envolvida somaram entre cinco a seis por dia, em um investimento de R$ 1,5 milhão.
As apresentações do coral HSBC no Palácio Avenida, por exemplo, estavam mais coloridas e se repetiram mais vezes durante as três últimas semanas, para que o público pudesse prestigiar com tranqüilidade uma das apresentações de Natal mais famosas do Brasil. Na praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná, também decorada, ergueu-se a Fábrica de Brinquedos do Papai Noel. Nela, o espetáculo ficou por conta da interpretação, contando dos sonhos de criança em relação aos presentes de Natal e as aventuras com o bom velhinho regadas a um som diferente, que utilizou violas e gaitas em vez dos instrumentos tradicionais das músicas natalinas.
Solidariedade
O tom do Natal em Curitiba foi dado ainda pelo Castelo do Batel, decorado especialmente para a festa, com direito a fogos de artifício, exposição de presépios e apresentação de autos de Natal. O local – que abriga 240 mil lâmpadas – foi palco também da solidariedade. Durante a abertura do projeto Natal Encantado – Curitiba Solidária, da Prefeitura Municipal em parceria com a iniciativa privada, presentes foram arrecadados e posteriormente doados para mil crianças carentes.
Ainda dentro do projeto, as nove Ruas da Cidadania foram decoradas e receberam, cada uma, a Oficina Mágica dos Duendes. Além disso, festivais de corais, concertos de Natal nos parques e praças, e uma carreata com seis carros alegóricos ornamentados com motivos natalinos passeou pelas ruas da cidade.
As ações sociais foram foco ainda no projeto Natal na Serra, que nesta semana levou 250 crianças carentes da Região Metropolitana de Curitiba para um passeio de trem pela Serra do Mar, com direito a almoço típico e teatro em Morretes.
Natal temático
O projeto Natale Felice, em Santa Felicidade, encheu o bairro italiano de atrações. Além do portal, casas, lojas e restaurantes estão iluminados e decorados, e as mensagens de Natal em italiano: felicità, pace, famiglia, tradizione e amore, foram colocadas em banners visíveis aos passantes. Presépios, apresentações de corais e missas fizeram parte do roteiro em Santa Felicidade.
E para quem ainda pretende participar das atrações, dá tempo de ver o espetáculo Nataleluia amanhã, às 20h30, na Primeira Igreja Batista de Curitiba. O coral com mais de cem vozes canta músicas cristãs dentro de uma proposta menos tradicional, com um repertório pop que reafirma o propósito do Natal fazendo referência à Bíblia.
Parcerias para garantir eventos no próximo ano
A Prefeitura encontrou, nas parcerias com a iniciativa privada, um meio de retomar as festas de fim de ano, com muitos atrativos. Para o secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, é preciso um trabalho árduo para que a cidade continue sendo referência em termos de Natal para o Brasil e até para o mundo. ?Em alguns anos isso tinha sido deixado de lado. Nosso objetivo é resgatar o Natal em Curitiba, aquele solidário?, afirma.
O compromisso, adianta, é oferecer ao curitibano e aos turistas um Natal ainda mais iluminado em 2006. O projeto para o ano que vem, inclusive, já está em andamento e a data de lançamento será a mesma que este ano: 30 de novembro.
Visitantes
No que depender do Curitiba Convention and Visitors Bureau (CCVB), boa parte dos turistas que decidirem vir a Curitiba em 2006, deve escolher a época do Natal para fazê-lo. O CCVB – instituição mantida por empresas ligadas ao turismo que põe a cidade em evidência como rota turística – está programado para participar de pelo menos 13 feiras internacionais levando o destino para o mundo. ?em termos de Natal, Curitiba vem se firmando como uma referência?, avalia o presidente Adonai Aires de Arruda.
Isso se deve à fusão dos aspectos sociais e culturais envolvidos nos atrativos natalinos. ?Há operadoras e agências que fazem inclusive pacotes especiais para o Natal?, conta. (LM)