Na Semana Mundial da Amamentação, pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que os indicativos de amamentação cresceram no país, no período de 1999 a 2008, e Curitiba conseguiu resultados significativos.
Enquanto a média nacional em dias de aleitamento cresceu 15%, Curitiba obteve o índice de 35%. Em relação ao aleitamento na primeira hora de vida, a média nacional é de 67,7%, enquanto em Curitiba chega a 71,2%. Entre os menores de quatro meses que se alimentam exclusivamente do leite materno a média de dias na capital paranaense passou de 40,5, em 1999, para 56,6 em 2008.
Para marcar a Semana da Amamentação em Curitiba, o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno (Proama) programou atividades em uma tenda armada na Boca Maldita. Em dois dias, a tenda foi visitada por cerca de 400 pessoas.
O slogan da campanha deste ano é: “Amamentação em todos os momentos: mais saúde, carinho e proteção”. A tenda funcionará até sexta-feira (7), das 9h às 17h.
Para a coordenadora do Proama, Claudete Closs, a criança tem o direito de ser amamentada e a sociedade dever de criar condições para que isso seja possível. A razão dessa necessidade, explica Claudete, é o suporte imunológico garantido pelo leite materno e a oportunidade de estreitamento do vínculo afetivo entre mãe e filho, além da segurança emocional do bebê.
Serviço:
– Curitiba tem sete postos de coleta de leite materno. Locais: unidades Mãe Curitibana,Vila Leonice, Taiz Viviane Machado, Umbará, Solitude, Irmã Tereza Araújo e Eucaliptos. Os endereços dos postos estão no site: www.curitiba.pr.gov.br, acessando o link da Secretaria Municipal da Saúde.
– Informações sobre como amamentar corretamente e doar leite podem ser obtidas junto ao Proama, pelos telefones 41 3225-6407 (das 7h às 18h) e 41 9951-3987 (plantão 24h). O Proama funciona junto à Unidade de Saúde Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331, São Francisco).
– A tenda de orientações sobre amamentação na Boca Maldita funcionará até sexta-feira (7), das 9h às 17.