Confirmado

Curitiba registra primeiro caso de gripe A (H1N1)

A Secretaria Municipal da Saúde registrou o primeiro caso confirmado em Curitiba de um paciente contagiado pela gripe A, causada pelo vírus A1n1. Trata-se de uma mulher de 40 anos, que é profissional de saúde. Ela esteve recentemente na capital Argentina, Buenos Aires, e retornou para Curitiba em 14 de junho. No dia seguinte apareceram os sintomas. Ela foi a um posto de saúde no dia 16, onde foram coletadas amostras para exame. A análise feita pelos laboratórios da Fundação Fiocruz confirmou a doença nesta sexta-feira (19).

A paciente foi medicada e está em isolamento domiciliar, mas está clinicamente bem e sem riscos. Uma amiga próxima da paciente manifestou sintomas e também está sendo monitorada.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Gerolomo, informou que não há motivo para pânico e que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar que outras pessoas sejam contagiadas. “Alertamos apenas as pessoas que estão saindo em viagem para países que apresentam risco, como a Argentina e o México, para que em caso de aparecerem sintomas, como febre muito alta e persistente, dores pelo corpo, para procurar imediatamente o sistema de saúde para tratar de forma adequada”, disse Gerolomo.

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou neste sábado que além do caso em Curitiba, um homem de 26 anos também está contaminado com a nova gripe em Foz do Iguaçu. Contudo, ele está isolado e passa bem.

O secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, disse que as providências para que a nova gripe não se alastre estão sendo tomadas. “Como já era esperado, na noite de ontem recebemos a confirmação do primeiro caso de Influenza A (H1N1). Imediatamente ampliamos a busca ativa das pessoas que tiveram contato com esta pessoa, como familiares e pessoas mais próximas, para que também fossem monitorados. Por volta das 23 horas recebemos a confirmação do segundo caso e a mesma providência foi tomada”, afirmou o secretário a Agência Estadual de Notícias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo