Estufa

Curitiba registra nesta quinta-feira a maior temperatura em 29 anos

O calor que está fazendo em Curitiba nesta quinta-feira (6) atingiu, novamente, níveis recordes. Depois de alcançar a marca dos 35ºC no último dia 31, a temperatura desta quinta-feira (6) chegou a 35,2ºC. Desde que o Instituto Tecnológico Simepar passou a aferir a temperatura na capital paranaense, em junho de 1997, esta foi a maior marca alcançada. O índice igualou o recorde registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 17 de novembro de 1985.

Segundo a meteorologista do Simepar, Vanessa D’Avila, há grandes possibilidades de que a temperatura aumente ainda mais. “Não teremos grandes alterações no clima nos próximos dias. Excetos por pancadas isoladas, o calor continuará forte e deve superar os 35,2ºC. Quem for para o litoral, vai encarar um tempo bem ensolarado”, afirma.

O calor também toma conta de outras cidades do Paraná. Em Foz do Iguaçu, os termômetros alcançaram a marca dos 36ºC. Em Guaraqueçaba e Paranaguá, ambas no litoral paranaense, a sensação térmica chegou a incríveis 47,3ºC e 47,1ºC, respectivamente. Em três estações do Simepar a temperatura bateu a marca dos 40ºC. Em Santa Helena 40,3ºC, Palotina 40,1ºC e Assis Chateaubriand 40ºC.

Aumento no consumo de energia

O verão escaldante não atinge apenas o Paraná, mas sim todo o País. Por conta disso, o sistema elétrico nacional e as regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste estão batendo recordes de picos de consumo.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), estão sendo registrados recordes consecutivos de aumento de consumo de energia elétrica nestas regiões. O Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu, por volta das 15h40 de quarta-feira (5) um recorde de carga no sistema elétrico, com 85.708 MW (megawatts).

Na região Sudeste/Centro-Oeste, o recorde foi alcançado no mesmo dia e mesma hora do SIN, com 51.187 MW. Já na região Sul, o recorde foi registrado também no mesmo dia, mas um pouco mais cedo, às 14h30, com 17.771 MW.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna