Quem costuma comprar bolos sabe que, normalmente, eles são vendidos por pedaço ou por quilo. Referir-se a um bolo em metros quadrados não é nada comum. Porém, para comemoração de uma data especial, abre-se uma exceção. Foi o que fez, ontem, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná e o Moinho Anaconda, que prepararam um bolo de 25 metros quadrados, no formato do mapa de Curitiba, dividido em nove pedaços. O motivo: o aniversário da capital paranaense. Por isso, o peso do doce é equivalente ao número de anos que a cidade comemora. Curitiba completa 312 anos hoje e ontem já ganhou um bolo de 312 quilos.
?É uma maneira de estar retribuindo o carinho que a população tem pelas panificadoras?, explica o presidente do sindicato, Joaquim Cancela Gonçalves. Foram utilizados 57 quilos de farinha de trigo, 50 quilos de açúcar, 43 quilos de polpa de morango, 84 litros de chantilly e 1.800 ovos. Esses eram alguns dos ingredientes que faziam parte da receita do ?superbolo?.
Como conta o coordenador do trabalho, o instrutor de panificação Ênio Strey, a homenagem começou a ser preparada na última quarta-feira. A montagem, feita por uma equipe de 16 pessoas, começou às 7h de ontem, no calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao bondinho. ?A maior dificuldade é aqui: montar ao ar livre, com todos olhando. Mas isso para nós é uma diversão. Tem uma pessoa que coordena, mas todos sabem o que fazer?, explica Ênio. Ele diz que para confecção do bolo foram gastos cerca de R$ 8 mil.
Curiosos
A montagem do bolo gigante, no meio da rua, atraiu vários curiosos. Não havia quem não parasse para dar, ao menos, uma olhadinha. ?É bonito. Nunca vi um bolo desse tamanho?, comenta Roseli Ferreira de Lima Britto, que passava pela Rua das Flores. ?Pretendo vir para comer, com certeza?, diz outro curioso, o técnico em mecânica, Adélio Servim. O cheiro da sobremesa era tão atrativo quanto o tamanho. Alguns não resistiam e arriscavam pedir um pedacinho, mas não teve jeito de sair antes da hora.
A distribuição, para cerca de cinco mil pessoas, foi às 18h. Aos poucos a grande obra de arte, no formato de Curitiba, foi toda devorada, o que deixou os ?artistas? do bolo bastante satisfeitos.