Aos poucos, os ônibus que já passaram da data de validade, de 10 anos em até três anos, estão saindo de circulação, conforme prevê a legislação. Ontem, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, apresentou 107 novos coletivos para a frota da cidade. Somados aos 88 colocados em circulação em agosto, a nova frota já tem 195 ônibus e chegará a 295 em dezembro, quando mais 100 serão substituídos. O número em dezembro corresponderá a 16% da frota total da Rede Integrada de Transporte (RIT), que tem 1.860 veículos em operação.
A nova frota tem motores eletrônicos ?Euro 3?, que atendem exigências de controle de poluição ambiental e sonora do Ministério do Meio Ambiente e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). ?Curitiba é a primeira cidade brasileira a atender integralmente a essa exigência ambiental?, afirma Richa.
Os ônibus também têm telas digitais internas, que mostram o itinerário da linha e informações de utilidade pública, como as campanhas da própria Prefeitura. Além disso, os veículos têm um sistema GPS de monitoramento e som digital MP3 para música e informações ambientes.
O lote de ônibus novos entregue ontem tem 65 ligeirinhos, 5 biarticulados, 8 articulados, 10 alimentadores comuns, 8 convencionais (amarelos), 2 interbairros, 2 veículos para o Sistema de Transporte de Estudantes Portadores de Necessidades Especiais (Sites), 6 microônibus especiais (com capacidade maior que os micros comuns) e 1 jardineira da Linha Turismo, que já começaram a rodar pelas ruas da cidade nesta semana.
Em dezembro chegarão à cidade mais 35 biarticulados novos para as linhas Santa Cândida/Capão Raso, Boqueirão e Circular Sul, que vão completar o total de 40 biarticulados novos. Também vão chegar mais 16 articulados para totalizar 24 veículos novos deste modelo.
Eixo
Em breve, mudanças também devem acontecer no transporte coletivo metropolitano. A partir de janeiro, começam as obras do Eixo Metropolitano de Transporte, no trecho urbano da antiga BR-116.
A ordem de serviço para os trabalhos será assinada no próximo mês, após a solução de uma longa batalha judicial que quase resultou na perda dos recursos do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O objetivo maior da obra é desafogar o saturado trânsito do centro da cidade, interligando cidades da RMC com maior facilidade.
?A Prefeitura de Curitiba está trabalhando bastante para avançar na qualidade desse serviço e para oferecer maior conforto e comodidade para nossos passageiros, sempre com uma tarifa justa e acessível?, disse o prefeito.