O coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, participou ontem em Curitiba da entrega de 37 consultórios odontológicos do programa federal Brasil Sorridente, que desde março de 2004 capacita unidades de saúde para o atendimento odontológico de usuários do SUS.

continua após a publicidade

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, o equipamento recebido será distribuído nas unidades de saúde que desenvolvem o programa Saúde da Família. ?Temos 46 unidades e parte delas já está equipada. Com o recebimento desse material, poderemos tornar o atendimento ainda mais amplo, canalizando investimentos em outras áreas carentes da saúde.?

Para Pucca, tanto Curitiba quanto o Paraná são referências na área de saúde bucal, dando uma resposta positiva ao programa, que já ampliou o atendimento odontológico a usuários do SUS de 20 milhões para 70 milhões nos últimos dois anos. ?O Brasil Sorridente é a porta de entrada para tratamentos mais amplos. No Paraná, já trabalham 880 equipes capacitadas, 120 só em Curitiba?, cita. Os municípios fornecem a estrutura física e de pessoal, enquanto o Ministério da Saúde auxilia com equipamentos.

No Paraná, também já foram implantados 35 Centros de Especialização Odontológica, que oferecem tratamentos mais complexos, como canais, próteses e tratamento de câncer bucal.

continua após a publicidade