Começou a ser feita ontem a verificação do calendário de vacina das crianças entre 18 e 30 meses, em Curitiba. A Secretaria Municipal da Saúde continuará a coleta aos sábados e domingos, até novembro, das 9h30 às 17h. A atividade faz parte de pesquisa do Ministério da Saúde nas capitais do País para verificar a efetividade do programa de imunização do governo.
Previamente sorteadas, serão visitadas residências de todos os bairros da cidade, para pesquisar a situação de regularidade das vacinas de 1.050 bebês. Os pesquisadores estarão identificados com camiseta, crachá e documento. Entre as perguntas, com duração média de dez minutos, estão quais vacinas foram recebidas pela criança e o serviço de saúde onde elas foram aplicadas. O questionário também aborda a situação familiar dos bebês e dos adultos responsáveis, a residência e os recursos nela existentes.
O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, acredita que o resultado pode ajudar a melhorar o serviço municipal de imunização. ?Poderemos conhecer detalhes sobre a realidade socioeconômica das crianças curitibanas que, na maioria dos casos, são vacinadas na nossa rede de unidades de saúde?, disse.
Por questão de segurança das famílias sorteadas, a lista com os nomes e a identificação de cada entrevistador está disponível para consulta na Ouvidoria da Saúde (0800-644-041) e pelo 156, da Prefeitura.