O secretário Caputo destacou
a importância dos agentes.

Começou ontem o treinamento dos quase 1,2 mil agentes comunitários de saúde de Curitiba para o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A atuação dos agentes será importante no próximo dia 23, Dia de Mobilização Nacional para o Combate à Dengue. No primeiro treinamento, 600 agentes foram capacitados.

O secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou a importância dos agentes comunitários. “Esse é um momento estratégico não apenas porque estamos nos preparando para o dia D da dengue, organizado pelo Ministério da Saúde, mas porque Curitiba também terá um conjunto de ações antes e depois do dia 23”, informou o secretário.

Além de um comitê municipal de combate à dengue, os distritos sanitários têm comitês regionais que estão identificando medidas e buscando parceiros na própria comunidade para que todos se envolvam no combate à dengue. O objetivo é estender as ações educativas, já realizadas nas escolas e multiplicadas pelas próprias crianças em casa, para os segmentos que ainda não aderiram aos cuidados necessários no combate à doença, como alguns setores do comércio e prestadores de serviços.

Antes do dia 23, toda a população está sendo convidada a realizar a limpeza dos terrenos, residências e imóveis. Em Curitiba, o combate contra o mosquito da dengue é feito desde 1998. A rotina do programa inclui mutirões de limpeza, palestras, pesquisas em imóveis e monitoramento de locais chamados pontos estratégicos, e que concentram-se em regiões onde já houve identificação de focos do mosquito.

continua após a publicidade

continua após a publicidade