Foto: Ciciro Back/O Estado

 Crianças ficam encantadas com a decoração exposta, mas o que mais chama a atenção é o Papai Noel.

continua após a publicidade

Faltando pouco menos de um mês e meio para o Natal, Curitiba já prepara a decoração para manifestar o clima dessa época. O comércio é o primeiro a enfocar os preparativos para a data, garantindo que a população tem expectativas não apenas em comprar, mas também em encher os olhos com papais noéis, árvores de natal e luzes que incrementam shoppings e lojas espalhados pela cidade.

O comércio da capital se adiantou na decoração em relação às casas – pelo visto, os moradores ainda devem esperar um pouco para arrumar os jardins. O Shopping Crystal promete novidades para a data. Uma casa de onze metros de altura, toda em vidro, será montada na entrada da Avenida Benjamin Lins. Ali será apresentado todos os dias, das 13h às 23h, um reality show com quatro artistas de teatro curitibanos. Um dos diretores do projeto, Ronald Lima, explica como funcionará a chamada Casa de Crystal. ?Serão personagens ligados ao Papai Noel que encenarão várias performances durante o dia. A idéia é unir as quatro manifestações da arte: circo, teatro, artes plásticas e dança.? Os personagens serão uma bailarina, uma fada – que fará acrobacias em tecido -, um mágico ilusionista, o Mago Merlyn, e um artesão, o Soldadinho de Chumbo. A casa começa a funcionar no dia 3 de dezembro.

A gerente de marketing do Crystal, Lylian Vargas, acrescenta que uma árvore de natal gigante enfeitará o espaço central do shopping. ?As crianças poderão entrar embaixo da árvore e brincar.? Ela adianta que a chegada do Papai Noel, marcada para o dia 19 próximo, contará com um coral de cem crianças, além de apresentações de músicas natalinas ao longo do período.

Já no Shopping Müeller, por exemplo, os enfeites já estão prontos. Como explica a gerente de marketing Adriana Cardoso, a idéia é que todos revivam a emoção das crianças que aguardam esta noite. ?Três andares estão decorados com o Papai Noel e seus ajudantes, com shows em horários alternados?, afirma.

continua após a publicidade

Os bonecos são animatrônicos – controlados por computador, tocam instrumentos e cantam em movimentos sincronizados com o som. ?Enche de gente; param o que estão fazendo para vê-los?, garante Adriana. As renas que acompanham o bom velhinho parecem vivas, movimentando os olhos enquanto os personagens reproduzem a música. ?E a partir do dia 1.º de dezembro uma banda fantasiada irá circular pelo shopping, animando as pessoas?, adianta.

Rua

Para competir com os shoppings, o comércio de rua também começa a investir na decoração. É o caso dos comerciantes da Rua Teffé, famosa por concentrar lojas de sapatos e atrair muita gente para as compras. Lá, uma campanha de Natal está sendo desenvolvida para promover a rua inteira. ?Cada loja já começou a cuidar da decoração. Os gerentes são responsáveis por criar o clima, não apenas para o consumidor, mas para toda a equipe, que incorpora o espírito natalino e fica envolvida com a época e com o trabalho?, afirma Michelle Cristine Kohler, lojista que está à frente da organização de uma associação que reunirá os lojistas da Rua Teffé.

continua após a publicidade

Quem justifica os investimentos é o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho. Para ele, a decoração na época do Natal mexe com o espírito natalino das famílias e cria sentimento de fraternidade. ?Tantas outras tradições estão perdendo enfoque, mas o Natal se mantém. E a decoração é responsável por lembrar isso?, acredita.