A Secretaria Municipal de Turismo de Curitiba foi criada no último dia primeiro, através de um decreto assinado pelo prefeito Beto Richa e atendendo a reivindicações de integrantes do setor. Até o final do ano passado, questões ligadas ao turismo eram tratadas dentro da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, cuja sigla passou de CIC para CDC. À frente da nova secretaria está Luiz Carlos de Carvalho.
Anualmente, a capital paranaense recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes. 70% deles vêm à cidade dentro do chamado "turismo de negócios", isto é, para contatos comerciais, cursos e seminários. Eles permanecem na cidade, em média, por quatro dias, gastam cerca de US$ 100,00 diariamente e têm à disposição 150 hotéis (num total de 18 mil leitos) dentro de Curitiba e também de municípios da Região Metropolitana.
"O turismo é uma atividade econômica bastante importante, geradora de empregos e renda, que deve ser priorizada na gestão do novo prefeito", afirma Luiz Carlos. "Como secretário de Turismo, tenho a intenção de mudar um pouco este perfil de Curitiba como sendo uma cidade de negócios, atraindo pessoas que venham visitá-la simplesmente para conhecer suas belezas. A capital tem muitos parques, boa gastronomia e ótima estrutura hoteleira."
Até o final do próximo mês de outubro, o novo secretário deve colocar em funcionamento a Agência Curitiba de Turismo. O principal objetivo da entidade, que terá liberdade de ação, será criar parcerias com a iniciativa privada para incrementar o turismo na cidade. "Também pretendo lançar um concurso voltado a universitários de Comunicação e Turismo, para que seja criada uma marca para Curitiba, assim como Paris recebe a denominação de "cidade luz" e Nova York de "Big Apple"."
Segundo o secretário, a capital paranaense às vezes é chamada de "cidade ecológica", "capital social", "cidade sorriso" ou "capital do Natal". As várias denominações acabam não se firmando na mente de moradores de outras regiões do País ou mesmo do exterior. Depois de criada, a marca deve ser divulgada em diversos locais do mundo, assim como os pontos turísticos e as qualidades de Curitiba. A divulgação será realizada principalmente através da participação da capital em feiras de turismo, como as realizadas pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
A Secretaria de Turismo deve trabalhar em parceria principalmente com a Secretaria de Turismo, responsável por eventos de grande porte – como o Festival de Teatro e a Oficina de Música -, que anualmente atraem centenas de pessoas à capital, movimentando diversos setores da economia. A idéia é que outros eventos do gênero sejam elaborados.
Evento internacional
Nestes primeiros meses de gestão, Luiz deve reunir esforços para que Curitiba seja escolhida para sediar o COP8MOP3, um evento de meio ambiente que reúne 196 países do mundo e que, no próximo mês de maio, pela primeira vez será realizado no Brasil, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. A capital paranaense está concorrendo com Florianópolis (SC) e Salvador (BA). "A Secretaria fez contato com responsáveis pelo Expotrade (em Pinhais) e pelo Estação Convention Center e elaborou uma proposta para sediar o evento. Na próxima (nesta) semana, irei para Brasília (DF) para conversar com o ministro do Meio Ambiente sobre o assunto", informa o secretário.