Curitiba ganha novo instituto contra drogas

Trabalhar com prevenção, tratamento e reintegração do dependente químico é a proposta do Instituto Celso Maçaneiro – Centro de Prevenção e Tratamento e Pesquisa das Dependências Químicas, que está sendo instalado em Curitiba. O projeto e formas de atuação da entidade foram apresentados ontem pelo psicólogo Celso Maçaneiro e pela pedagoga Aracélis Copedê, idealizadores do instituto, que é apoiado pela Fundação Hugo Simas.

“A idéia surgiu da necessidade de oferecer uma proposta abrangente na área de dependentes químicos, que atenda principalmente pessoas carentes, mulheres e adolescentes”, disse Aracélis. O principal enfoque do instituto, comenta Celso, será a reintegração dessas pessoas na sociedade, ação considerada fundamental para evitar a reincidência dos dependentes.

Para poder concretizar o projeto, os idealizadores esperam contar com o apoio da sociedade, principalmente para a cessão de uma área física que possa abrigar o centro de reabilitação. Paralelamente, promoverão palestras preventivas em escolas e empresas, para informar sobre as drogas e formas de combater.

“Uma empresa que implanta um programa de prevenção vai ganhar muito em produtividade e melhoria na qualidade de vida dos funcionários”, disse Aracélis. Quanto às escolas, ressalta a pedagoga, é preciso que as educadoras saibam como e quando abordar os alunos, “pois o que acontece hoje é que elas punem porque não sabem o que fazer”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo