Curitiba ganha novo binário na próxima segunda-feira

Um novo binário de trânsito entrará em operação na próxima segunda-feira. Formado por trechos das ruas Nilo Peçanha, Albino Silva e Desembargador Benvindo Valente, o binário vai garantir maior fluidez e segurança de trânsito em uma das principais ligações viárias entre os bairros Mercês, Bom Retiro e Pilarzinho.

A mudança será implantada pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A a partir das 15h e agentes de trânsito permanecerão nos principais cruzamentos orientando os motoristas.

A Rua Nilo Peçanha passará a ser mão única no sentido centro-bairro a partir da rua Barão de Antonina até a Carlos Pioli, próximo ao Condor Supermercados. O sentido inverso, bairro-centro, será feito em mão única a partir da Carlos Pioli pela Albino Silva até a Paulo Graeser Sobrinho e na sequência pela Benvindo Valente que fecha o binário na Nilo Peçanha.

Para garantir maior segurança ao trânsito também a Rua Domingos Nascimento terá uma quadra em mão única da confluência da Nilo Peçanha até a Henrique Itiberê da Cunha.

O novo binário terá uma extensão total de cerca de dois quilômetros. O trecho receberá nova sinalização placas e pintura no asfalto e vai melhorar inclusive a eficiência do transporte coletivo na região. Neste trecho passam dez linhas de ônibus que atendem diariamente 22,8 mil passageiros.

Alguns trajetos terão pequenas alterações com relocação de pontos de parada. Ruas de mão única melhoram a fluidez do trânsito abrindo também caminho para o ônibus.

Sistema

Um binário de trânsito é um sistema formado por ruas de mão única, paralelas e em sentidos opostos, tipo uma só vai (no caso, a Nilo Peçanha) e outra só vem (Albino Silva/Benvindo Valente). Por serem de mão única estas ruas permitem um trânsito mais seguro, facilitando travessias e conversões à esquerda e à direita.

Os binários são uma característica do sistema viário de Curitiba e têm garantido melhor fluidez e segurança no trânsito apesar do crescimento de mais de 60% na frota de veículos nos últimos dez anos.

Há três meses foi implantado o binário Anita Garibaldi/Washington Mansur o que garantiu fluidez e segurança em uma das avenidas a Anita Garibaldi de grande densidade de tráfego.