Foto: Ricardo Almeida/SMCS |
Beto Richa: ?queremos democratizar o acesso à internet?. |
A população de Curitiba ganha novos equipamentos para acessar, on-line, informações e serviços públicos em diversos pontos da cidade. São os totens multimídia, lançados oficialmente pelo prefeito Beto Richa ontem, em uma solenidade na Praça Rui Barbosa, o maior terminal de ônibus da capital. ?Os totens multimídia mostram o avanço da tecnologia em Curitiba. Queremos democratizar o acesso à internet, principalmente para a população carente da cidade?, disse o prefeito.
Nesta primeira fase os cidadãos terão 59 equipamentos disponíveis, onde poderão fazer consultas sobre concursos públicos, andamento de processos protocolados, horários de ônibus, endereços de postos de saúde e informações turísticas. Os turistas podem ver em português e inglês os endereços de restaurantes, de locais para compras, saber quais são as atrações turísticas e consultar a agenda de eventos.
O cidadão curitibano encontrará também os telefones úteis com os números de companhias telefônicas, atendimento de emergência, táxis e outros. Os usuários do portal Cidade do Conhecimento poderão acessar seus webmails. Ao final da implantação, prevista para dezembro, estarão em funcionamento 71 totens localizados em diversos pontos da cidade com grande circulação de pessoas.
Jacson Carvalho Leite, presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), disse que os equipamentos fazem parte do contrato com a concessionária responsável pelo mobiliário urbano Clear Channel e é gerenciado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O projeto prevê que a Clear Channel tenha espaço publicitário no mobiliário urbano, como pontos de ônibus, lixeiras, bicicletários e agora nos totens. A adaptação das informações do site oficial da Prefeitura para colocação nas telas dos totens foi feita pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI).
Nos próximos meses, profissionais capacitados pelo ICI, identificados e uniformizados, vão estar presentes junto aos totens para ajudar os interessados a utilizar o equipamento e mostrar à comunidade que ela tem mais um instrumento disponível para acesso a informações e serviços públicos. (SMCS)