Foto: Aliocha Mauricio |
Técnicos recolhem pneus e entulho que poderiam abrigar mosquito. |
A Prefeitura de Curitiba realizou ontem o primeiro mutirão da dengue nas nove administrações regionais da cidade. Agentes comunitários de saúde e educadores ambientais recolheram materiais que podem acumular água parada nas residências e servir como criadouro do mosquito transmissor da doença. Até 21 de junho, equipes da Prefeitura visitarão diversos locais da cidade, sempre aos sábados.
A secretária interina da Saúde, Edimara Seegmüeller, participou da ação na regional Santa Felicidade. Tratores e caminhões da Prefeitura ajudaram a retirar os materiais recolhidos, principalmente na Rua Reinaldo Richter, no bairro Campo Comprido, onde vários moradores acompanharam o trabalho. ?Essa ação serve como uma vitrine para sensibilizar e educar o olhar das pessoas para o problema. Combater a doença não é só responsabilidade do serviço público?, afirmou a secretária.
Também presente no mutirão, o presidente do Conselho de Saúde da Vila Santos Andrade, Vitório Wessolovski, também fez sua parte e conversou com seus vizinhos. ?As pessoas precisam entender que o problema da dengue não é só do vizinho, mas atinge a todos. Trabalhando junto se consegue muito mais. O problema é que alguns levam isso a sério, outros não?, refletiu.
Na regional do Portão, outra equipe municipal fez limpeza em um trecho do córrego Henry Ford, entre a Avenida Santa Bernadethe e a Rua Mem de Sá.
Os locais foram escolhidos com base em um registro mantido pela Prefeitura com histórico de larvas ou mosquitos Aedes aegypti, ou ainda pelo mapeamento de locais que mantém um grande volume de lixo acumulado. Durante a semana, os moradores dos locais que vão receber o mutirão no próximo fim de semana recebem a visita de agentes da Secretaria Municipal da Saúde, que orientam para que a população colete plásticos, garrafas, latas, caixas e outros objetos e colocar na calçada até a manhã de Sábado. Recolhido por caminhões da Prefeitura, todo o material deve ser levado à usina de reciclagem e ao aterro sanitário.
Focos
De acordo com informações da Prefeitura, nesses quatro primeiros meses do ano foram encontrados 29 focos de ocorrência do mosquito. Em Curitiba já foram registrados 18 casos de dengue, todos adquiridos fora da capital.