Curitiba tem se destacado nos últimos anos como referência na área administrativa. Porém no âmbito educacional, é uma das poucas capitais que não possui um Conselho Municipal de Educação, previsto na Constituição de 1988. O órgão tem como objetivo adequar o ensino infantil e fundamental de cada cidade às características de cada uma delas.
Segundo a secretária municipal de Educação, Eleonora Fruet, hoje o sistema educacional é padronizado pela Secretaria Estadual da Educação e vale para os 399 municípios do Paraná, o que torna o sistema de ensino massificado.
?Cada cidade tem suas peculiaridades e o modelo que serve para uma, pode não ser eficiente para outra?, explica Eleonora. Ela é a coordenadora da Conferência Municipal de Educação, que promove desde ontem uma ampla discussão sobre o sistema de ensino próprio e a criação do Conselho Municipal de Educação.
O intuito é provocar o debate entre diretores e representantes de escolas municipais, centros municipais de educação infantil (Cmeis) e centros municipais de atendimento especializado (Cmaes). Ontem, na primeira etapa da conferência, participaram representantes das regionais do Bairro Novo Santa Felicidade e Boa Vista. Na segunda-feira será a vez dos núcleos Cajuru, Matriz e CIC e no dia 18, Pinheirinho, Boqueirão e Portão. A discussão não é exclusiva das instituições públicas. ?A intenção é envolver representantes de escolas de educação infantil particulares e de todos os segmentos, instituições e órgãos representativos do setor educacional do município?.
Após a conferência, o resultados das discussões será divulgado em um seminário programado para o dia 29 junho, de onde sairá um documento em forma de projeto, que será encaminhado do Executivo para o Legislativo, com a finalidade de oficializar a criação do Conselho Municipal de Educação em Curitiba. ?Vai ser um importante passo para adequar o ensino de Curitiba à realidade da cidade?, finaliza Eleonora.