Curitiba espera 300 mil visitantes para os eventos do Natal Encantado

Trezentos mil visitantes são esperados em Curitiba durante as festas de Natal, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2006. A programação da Prefeitura para o Natal começa no dia 24 de novembro e segue até 23 de dezembro. A expectativa de alto número de visitantes se deve também ao crescimento da cidade como destino turístico, principalmente no setor de negócios.

Em pesquisa recente da revista Veja, Curitiba foi considerada por especialistas o Melhor Novo Destino para o Turismo de Negócio do Brasil. Em 2006, a capital paranaense recebeu mais de 2 milhões de visitantes, um aumento de 20% em relação aos turistas que visitaram a cidade em 2005. Destes, 49% vieram para participar de eventos de negócios. Estudos da Organização Mundial do Turismo mostram que o turista de negócios gasta, em média, 30% a mais que o turista de lazer.

"Curitiba, que até então era conhecida pela revolução urbana, passou a ser o principal centro de atração para negócios do país, recebendo atualmente mais de um milhão de turistas de negócios por ano", disse Marcos Emílio Gomes, coordenador do projeto Melhor da Cidade no Brasil da revista Veja.

Em pesquisa recente, Curitiba foi eleita por executivos latino-americanos como uma das cinco melhores cidades para negócios. "Está atrás apenas das cidades de São Paulo, Santiago no Chile, Monterey no México e Miami, Estados Unidos, que é o maior centro de latino-americanos do continente", disse Gomes.

A expansão dos setores de hotelaria, bem como da infra-estrutura para eventos de negócios, contribuiu no resultado da pesquisa, com 92% de aprovação pelos turistas que visitam a capital paranaense para negócios. Atualmente são mais de 150 hotéis, com cerca de 18 mil leitos.

Há também cerca de 100 espaços para sediar eventos, que somados podem comportar mais de 200 mil pessoas. O turismo rural e ecológico, em expansão na Região Metropolitana, ajuda atrair visitantes, que encontram nesses locais pousadas rurais com gastronômica variada e de qualidade.

Razões históricas, econômicas, estruturais e políticas são fatores apontados por Marcos Gomes para colocar Curitiba à frente no ranking nacional para negócios. A política para atração de investimentos feita nos últimos anos pelo governo municipal foi um dos fatores citados, que resultou na implantação de diversas empresas no bairro da CIC e em regiões metropolitanas.

"São investimentos previstos no programa de gestão do prefeito Beto Richa, que entende o turismo como um dos principais setores para o desenvolvimento econômico, além de provedor de milhares de empregos diretos e indiretos", disse o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho.

Natal – Entre os eventos anunciados pelo Instituto Municipal de Turismo para o mês do Natal estão apresentações artísticas, exposições, feiras especiais e festas religiosas. A cada ano cresce a escolha de Curitiba como principal destino turístico nas festas de fim de ano. Entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007, Curitiba recebeu 275 mil visitantes. "Curitiba se tornou centro de excelência para visitantes pelas atrações turísticas da cidade, qualidade da gastronomia e pela diversidade do comércio", afirmou Luiz de Carvalho.

O prefeito Beto Richa fará a abertura da programação do Natal Encantado, no dia 27 de novembro, no Castelo do Batel. O objetivo da festa de abertura do Natal na cidade é arrecadar brinquedos novos que serão doados a crianças carentes atendidas pelos programas sociais da Prefeitura. Durante a cerimônia, o prefeito também entregará a chave da cidade ao Papai Noel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo