Após registrar a maior temperatura do ano na última terça-feira (28), Curitiba bateu mais um recorde. Na tarde desta quarta-feira (29), a máxima chegou a 34,7ºC, a mais alta deste verão. Os índices meteorológicos da capital paranaense superaram o de cidades como Dakar, no Senegal, com 22ºC cujo clima é extremamente quente.
Segundo o Instituto Simepar, esta é maior onda de calor enfrentada pelos curitibanos nos últimos anos. A maior média de temperatura registrada em Curitiba havia sido no verão de 2006, com 28,8ºC. Neste verão, a média já é de 29,3ºC, o que excede em aproximadamente 3ºC a média para o mês de janeiro, que é de 25,9ºC.
Alguns termômetros da cidade chegaram a registrar temperaturas superiores a 37ºC. No entanto, de acordo com Simepar os registros variam de acordo com o local da medição e da incidência de raios solares, o que pode elevar ou diminuir a temperatura.
Para o final de semana, a expectativa é de que o calor continue intenso em Curitiba. Apesar de aumentar à nebulosidade, as temperaturas ficarão acima dos 30ºC. Também não há previsão de chuva para os próximos dias.