Curitiba é referência em tratamento de lixo

O sistema de reciclagem de lixo e de manejo de resíduos sólidos de Curitiba é considerado referência internacional. Prova disso é que, no decorrer desta semana, um grupo de autoridades de outros países da América Latina e do Caribe visitam a capital e participam de missão técnica com o objetivo de conhecer a realidade da cidade no que diz respeito à reciclagem e levar alguns exemplos adotados por aqui a suas regiões.

Segundo o ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, que ontem proferiu palestra aos visitantes, chama a atenção dos estrangeiros o fato de 20% do lixo produzido na cidade ter como destino a reciclagem. ?A capital está inserida dentro de um contexto mais amplo, que envolve destinação adequada de lixo hospitalar e resíduos tóxicos (como pilhas e baterias). Tudo isto faz com que a cidade esteja à frente de muitas outras no mundo?, afirma.

A eficiência do sistema de manejo de resíduos sólidos verificado na cidade está vinculada principalmente à grande conscientização e à educação ambiental da população. ?Também a reciclagem, além de ser uma questão ambiental, é também uma questão econômica e social. Através dela, são gerados empregos e renda desde a quem coleta os resíduos até a quem os transforma e a quem os comercializa?, declara o presidente da Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe (Onward), uma das promotoras da missão técnica, Carlos Almeida.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo