A infraestrutura de Curitiba teve destaque positivo no resultado do estudo Vitrine ou Vidraça: Desafios do Brasil para a Copa de 2014, apresentado na noite de terça-feira (2) pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), no Museu do Futebol, em São Paulo. O encontro teve a participação da presidente do Instituto Municipal do Turismo, Juliana Vosnika, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida.
Para fazer o estudo, iniciado em 2008, os profissionais do Sinaenco visitaram cidades candidatas a sediarem o mundial e analisaram fatores como transportes, energia, saneamento, hotelaria, saúde e educação. “Tivemos a oportunidade de apresentar nossa infraestrutura urbana, oferta turística e nossos serviços disponíveis aos visitantes, bem como a capacidade de sediar importantes eventos. E, ainda, as ações previstas para receber a Copa. Curitiba já tem muito do que é necessário para abrigar os jogos”, disse Juliana Vosnika.
Durante o encontro em São Paulo, o Sinaenco também lançou o portal www.copa2014.org.br, que irá noticiar o andamento das obras feitas nas 12 cidades brasileiras escolhidas para abrigar os jogos. “Ficamos impressionados com a organização de Curitiba”, disse o presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi, no encontro que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
“Estamos felizes com o reconhecimento do trabalho que Curitiba realizou para se tornar uma das sedes da Copa. Ouvimos elogios do presidente do Sinaenco, de seus associados, e do prefeito Gilberto Kassab”, completou Juliana.
Até 2014, Curitiba deve receber cerca de R$ 4,5 bilhões em obras, apenas em investimentos públicos. Do total, foram previstos R$ 2 bilhões para a construção da primeira linha do metrô da cidade. Na área de mobilidade, também serão feitos investimentos para melhorar a acessibilidade entre o aeroporto e o estádio Joaquim Américo, nas Avenidas Comendador Franco e Marechal Floriano Peixoto.
Além de Curitiba, as subsedes serão: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.