A Secretaria Municipal da Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira (24) mais dois casos da nova gripe em Curitiba. Com isso, sobe para quatro o número de residentes na cidade com a doença. A informação é do diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Gerolomo. “Não há motivo para receio da população porque esses casos estão monitorados e, além disso, o trabalho da vigilância epidemiológica prossegue”, observou Gerolomo.

continua após a publicidade

Trata-se de duas mulheres, contatos da primeira paciente diagnosticada com a doença na última sexta-feira (19) e que retornou há poucos dias de viagem a Buenos Aires (Argentina). Uma delas é amiga e a outra teve contato com a mulher inicialmente diagnosticada no ambiente de trabalho. Ambas serão mantidasem casa até amanhã (25).

Estes dois últimos casos são os primeiros autóctones (locais) da gripe A / H1N1. As pacientes já estavam em isolamento domiciliar e sob medicação desde sábado (20), quando começaram a manifestar sintomas (febre e tosse).

Fazem parte dos sete contatos do primeiro caso e que também se submeteram a exames para investigar a gripe. Os outros cinco ainda aguardam laudo laboratorial. O outro caso – segundo a ser confirmado – é de um menino de um ano que também se recupera em casa. Todos os pacientes apresentam bom estado clínico.

continua após a publicidade