Curitiba é a capital brasileira com a melhor cobertura vacinal na primeira etapa da campanha de imunização infantil contra a poliomielite, realizada no último sábado (20). A informação é do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, segundo o qual a cidade vacinou 99,24% das suas crianças menores de 5 anos. Ainda assim, para acompanhar a orientação da Secretaria Estadual da Saúde, a capital prorrogou sua campanha até esta sexta-feira (26).

continua após a publicidade

Para efeito de cálculo, o PNI se baseia em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atribui a Curitiba 119.106 crianças na faixa etária. Já a Secretaria Municipal da Saúde usa os dados de base populacional do Sistema Nacional de Nascidos Vivos (Sinasc), que dá a Curitiba uma população maior – de 123.274 crianças. Por isso, de acordo com cálculos do órgão, a cobertura alcançada na primeira etapa e divulgada pela Prefeitura foi de 95,8%.

Ainda de acordo com o acompanhamento do PNI, Manaus (capital do Amazonas), foi a segunda colocada e a última a atingir resultado igual ou supeior aos 95% de cobertura preconizados pelo Ministério da Saúde. Todas as demais ficaram abaixo desse patamar. Belém, Salvador, São Luís e Belo Horizonte não chegaram a atingir nem mesmo 50% de cobertura.

Reflexo

continua após a publicidade

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, o importante é que Curitiba superou a meta e continua se destacando, no Brasil, como referência também na política de imunização. “Temos uma grande rede de unidades de atendimento atuante tanto nas campanhas quanto na rotina da imunização, equipes preparadas e em constante processo de atualização e, além disso, pais e responsáveis esclarecidos sobre a importância de proteger suas crianças com esta e com tantas outras vacinas oferecidas gratuitamente”, observou.

A liderança de Curitiba na área de imunização não é novidade. Pesquisa amostral realizada em 2008 pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), da Santa Casa de São Paulo, apontou Curitiba como a capital brasileira com a melhor cobertura vacinal infantil.

continua após a publicidade

De acordo com o trabalho, 98% das crianças nascidas na capital em 2005 estavam em dia com o esquema de vacinação básica – 3% acima do que o desejado pelo Ministério da Saúde. A média brasileira do período ficou em 81%.

A segunda e última etapa anual da campanha está marcada para 22 de agosto – como sempre, um sábado.