Visitantes

Curitiba atrai turistas avessos ao Carnaval

Enquanto muitas pessoas deixam Curitiba no Carnaval em busca da folia, diversos turistas vêm à cidade atrás de sossego e lazer em parques e praças. Nos próximos dias, os ônibus da linha turismo que circulam pela capital devem ficar lotados, assim como locais como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, o Bosque Alemão e os parques Barigui, Tingui e Tanguá.

Segundo a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, Juliana Vosnika, um incremento no fluxo de turistas na cidade é esperado, movimentando hotéis, restaurantes, shoppings e outros estabelecimentos comerciais. A expectativa é de que, neste Carnaval, a capital receba cerca de 65 mil pessoas, de diversos locais do país e mesmo do exterior.

“Algumas pesquisas que realizamos indicam que os turistas que visitam Curitiba são, principalmente, do próprio Estado. Depois, é grande o número de visitantes de São Paulo e de Santa Catarina”, afirma.

O fato de Curitiba não ter uma forte tradição de festividades carnavalescas é justamente o que atrai alguns turistas. Geralmente, quem vem para a cidade nesta época do ano quer fugir da agitação.

“No Carnaval, existe o turismo de lazer e também o de pessoas que procuram a capital paranaense porque sabem que ela tem uma programação mais tranquila”, diz.

Nos hotéis da cidade, de acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Henrique Lenz César Filho, cerca de 40% dos hóspedes devem passar todos os dias de Carnaval em Curitiba.

Porém, a maioria dos clientes deve apenas pernoitar na cidade, para depois seguir viagem para outros destinos. “Estamos tendo muita procura de pessoas que estão descendo para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em trânsito, elas param uma noite em Curitiba para descansar, tanto na ida quanto na volta”, afirma.

Daniel Caron
Família de Simone Gomes, que mora nos EUA, escolheu Curitiba para passear: “beleza compensa”.

Turista

A empresária Simone Gomes é baiana, mas há vinte anos vive nos Estados Unidos. Este ano, ela e a família optaram por Curitiba como destino de Carnaval. Vão ficar na cidade até quarta-feira e dizem não dar grande importância a desfiles de escolas de samba e trios elétricos. “A beleza de Curitiba compensa tudo. Realmente é uma cidade modelo. Limpa, organizada e com gente bastante educada”, declara.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo