Enquanto muitas pessoas deixam Curitiba no Carnaval em busca da folia, diversos turistas vêm à cidade atrás de sossego e lazer em parques e praças. Nos próximos dias, os ônibus da linha turismo que circulam pela capital devem ficar lotados, assim como locais como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, o Bosque Alemão e os parques Barigui, Tingui e Tanguá.
Segundo a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, Juliana Vosnika, um incremento no fluxo de turistas na cidade é esperado, movimentando hotéis, restaurantes, shoppings e outros estabelecimentos comerciais. A expectativa é de que, neste Carnaval, a capital receba cerca de 65 mil pessoas, de diversos locais do país e mesmo do exterior.
“Algumas pesquisas que realizamos indicam que os turistas que visitam Curitiba são, principalmente, do próprio Estado. Depois, é grande o número de visitantes de São Paulo e de Santa Catarina”, afirma.
O fato de Curitiba não ter uma forte tradição de festividades carnavalescas é justamente o que atrai alguns turistas. Geralmente, quem vem para a cidade nesta época do ano quer fugir da agitação.
“No Carnaval, existe o turismo de lazer e também o de pessoas que procuram a capital paranaense porque sabem que ela tem uma programação mais tranquila”, diz.
Nos hotéis da cidade, de acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Henrique Lenz César Filho, cerca de 40% dos hóspedes devem passar todos os dias de Carnaval em Curitiba.
Porém, a maioria dos clientes deve apenas pernoitar na cidade, para depois seguir viagem para outros destinos. “Estamos tendo muita procura de pessoas que estão descendo para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em trânsito, elas param uma noite em Curitiba para descansar, tanto na ida quanto na volta”, afirma.
Daniel Caron |
---|
Família de Simone Gomes, que mora nos EUA, escolheu Curitiba para passear: “beleza compensa”. |
Turista
A empresária Simone Gomes é baiana, mas há vinte anos vive nos Estados Unidos. Este ano, ela e a família optaram por Curitiba como destino de Carnaval. Vão ficar na cidade até quarta-feira e dizem não dar grande importância a desfiles de escolas de samba e trios elétricos. “A beleza de Curitiba compensa tudo. Realmente é uma cidade modelo. Limpa, organizada e com gente bastante educada”, declara.