Os atrativos de Curitiba como cidade-sede da Copa do Mundo no Brasil são apresentados ao público europeu durante a realização da 34ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), que teve início na quarta (22) e vai até domingo (26), em Madri (Espanha). A capital paranaense é um dos destaques do estande do Brasil na feira, que é considerada uma das mais importantes do segmento turístico internacional.
Segundo o historiador Alex Silva, que representa o Instituto Municipal de Turismo (Ctur) e participa do evento, Curitiba tem sido muito procurada por jornalistas interessados em realizar publicações sobre a cidade por se tratar de uma das sedes da Copa do Mundo 2014, por abrigar o período de adaptação da Seleção da Espanha no Brasil e também por sediar um dos jogos da seleção no torneio FIFA.
“Curitiba está sendo um verdadeiro sucesso no evento com grande procura por informações sobre a cidade. Além disso, operadores já possuem grupos fechados para assistir aos jogos em Curitiba e buscam dados turísticos complementares”, afirmou Silva.
O estande do Brasil na FITUR foi preparado para a promoção do Mundial de Futebol e entre suas atrações estão diversas apresentações culturais típicas do país embaladas pelos ritmos da Bossanova e do Samba. O mascote da Copa 2014, o Fuleco, também se faz presente para interagir com o público do evento.
Fitur
A Fitur é uma feira diferenciada no circuito dos eventos turísticos mundiais, porque além de receber os profissionais do turismo e da imprensa, também reserva dois dias para o público final, que são as pessoas que escolhem seus próprios destinos turísticos sem a interferência de uma agência ou operadora.
A feira atua como ferramenta de estabelecimento de linhas de trabalho, estratégias e alianças que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística.