O Natal está chegando mais cedo nas ruas de Curitiba. A iniciativa partiu ontem da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), ligada à prefeitura municipal, em parceria com o Curitiba Convention & Visitour Bureau. Em uma cerimônia que reuniu pessoas ligadas ao turismo na cidade, a entidade apresentou os novos projetos para a decoração de final de ano nas ruas da capital paranaense.
A diretora de turismo da CIC, Juliana Vosnika, explica que a apresentação das possíveis decorações visa consolidar o projeto “Curitiba, Capital do Natal”, lançado no ano passado: “Queremos fortalecer esse produto turístico e fazer com que o Natal se transforme em marca oficial da cidade”.
Ela conta que foram identificados 81 eventos natalinos na Região Metropolitana de Curitiba, realizados pela iniciativa da população. Baseado nisso, foi elaborado um calendário que também fará parte desse produto turístico. Além disso, este ano haverá a continuidade do ônibus da Linha Natal, que percorre as ruas da cidade e leva os passageiros nestes pontos de atração.
Juliana expõe que a CIC firmou um termo de cooperação com a Secretaria de Turismo de São Paulo para incentivar, em todo o Brasil, as visitas de final de ano nos dois locais: Natal em Curitiba e Revellion em São Paulo. “O secretário estava comentando que o Natal de Curitiba já é muito conhecido pelos paulistas, de maneira geral. Eles representam 30% do fluxo de turistas que vem para cá.”
Decoração
O arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fernando Canalli, foi o responsável pelo desenvolvimento dos sete projetos de decoração da cidade. “O que tentamos fazer é montar algumas sugestões de decorações natalinas viáveis, com custos razoáveis, e que podem se multiplicar por toda a cidade, a partir do interesse da população”, avalia. As decorações serão custeadas por pessoas interessadas na comunidade, por comerciantes e empresários da região.
Uma das alternativas apresentadas foi o Cuco da Cidade. Um músico ficaria em uma janela ou varanda tocando canções de Natal. O local seria identificado por um grande pano vermelho, onde estaria a descrição do projeto da prefeitura e o patrocínio de quem se dispõe a oferecer às pessoas um pouco do espírito natalino. Outra ação se chama Viagem com Música. Um quarteto faria apresentações em estações-tubo e dentro dos ônibus biarticulados. “Eles desceriam nas estações para tocar, depois pegariam outro ônibus e assim percorreriam os quatro cantos de Curitiba até às 23h”, comenta Canalli.