A maior parte dos pacientes da influenza A (H1N) não precisa de internamento hospitalar e se recupera em casa. “Cerca de 98% das pessoas que contraíram a doença se curaram sem ser internadas em hospitais”, afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martins, durante a Escola de Governo desta terça-feira (11).
Martin também aconselhou que todos que tiverem os sintomas da gripe A – como febre repentina, tosse e dores musculares – devem se isolar durante sete dias, que é o período em que o vírus pode ser transmitido para outras pessoas.
“Quando a febre não cede mediante uso de medicamentos, os pacientes devem procurar orientação com seus médicos particulares ou nos postos de saúde mais próximos às suas residências”, ressaltou.
O isolamento, segundo ele, contribui para que o alastramento da doença diminua. Associado ao resguardo domiciliar, quem estiver gripado deve tomar cuidados de higiene para não contaminar outras pessoas. “Mesmo quem estiver com a gripe sazonal deve ficar em casa, cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, e usar máscaras para proteção, já que a moléstia é transmitida por meio de gotículas de secreções expelidas pelos pacientes”, explicou.