As tentações das ceias de Natal e Ano Novo e dos inúmeros jantares de confraternização podem causar um verdadeiro estrago para a saúde. Com tantas guloseimas, homens e mulheres podem engordar alguns quilos no final do ano. Maneirar na quantidade, escolher bem o tipo de comida e manter a prática de atividades físicas são os segredos para evitar o aumento de peso. Normalmente, as pessoas costumam engordar um ou dois quilos neste período.
A nutricionista Simone Camati diz que seus clientes já chegam no consultório perguntando como podem passar o final de ano sem abusar na comida. A preocupação realmente é grande porque um aumento de peso pode resultar no efeito sanfona, fenômeno em que a pessoa engorda e emagrece constantemente. "O corpo submetido várias vezes à restrição calórica tende a reduzir o metabolismo de base, o que torna a perda de peso mais difícil. Quando engorda, as células gordurosas aumentam e multiplicam de tamanho", explica. De acordo com ela, cada vez que a pessoa engorda, mais fácil atinge o sobrepeso e fica mais difícil voltar ao parâmetro ideal. O efeito sanfona pode causar problemas de hipertensão e coração, entre outros.
Para evitar este transtorno, a nutricionista recomenda ficar distante de salpicões, empadões, farofas, massas, tortas salgadas e outros carboidratos, principalmente se a refeição for à noite. "Se a pessoa come estas comidas e não gasta as calorias adquiridas, elas serão armazenadas como gorduras em apenas duas horas", explica Simone. Ela também orienta evitar aperitivos (optar por palitos de vegetais), pão de alho, azeitona e tudo que tiver gordura aparente, como frituras e molhos cremosos (substituir por molhos vermelhos).
A nutricionista recomenda o consumo de uma colher de chá de azeite (colocado na salada) e três a quatro nozes antes da refeição. "O azeite e as nozes são gorduras monossaturadas, que diminuem o tempo de esvaziamento do estômago e dão mais saciedade", comenta. No prato, as carnes devem ser acompanhadas de legumes e verduras. Caso a pessoa queira comer carboidratos, deve colocar uma pequena porção e escolher apenas uma opção de massa, batata, arroz ou torta salgada. Se alguém quiser experimentar de tudo um pouco, precisa dividir essa porção em pequenas partes, conforme a variedade de carboidratos. "Se ela quer comer três tipos de carboidratos, deve dividir a porção em três partes". As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas. Apenas uma taça de vinho possui 200 calorias.
Simone revela que as pessoas já cientes do abuso nas ceias podem fazer uma dieta leve nas duas semanas antes das festas. A restrição ajuda a diminuir o volume das células gordurosas. Com o abuso, elas voltam ao tamanho inicial. "É um meio de manter o peso, apesar de não ser muito saudável", observa. Depois do exagero do final de ano, a pessoa que engordou deve procurar um nutricionista para a prática de uma dieta equilibrada, sem as loucuras que alguns insistem em fazer, como apenas beber suco o dia inteiro.
Exercício
As pessoas que já mantêm um programa de exercícios físicos devem mantê-lo no final de ano. O professor de educação física Wladimir Gomes Ferreira observa que as atividades podem ser intensificadas dependendo do planejamento feito durante todo o ano. "A intensidade pode ser mais forte, mas quem deve decidir isso é o professor que está orientando o aluno. Nunca a pessoa pode fazer isso sozinha".
As pessoas que estão se matriculando agora nas academias não podem esperar perder peso muito rápido, seja para compensar os abusos aguardados no final do ano ou para melhorar a estética no verão. "Muitos querem perder rápido demais, mas é preciso seguir o programa determinado individualmente. Cada carga é específica para cada aluno e somente o professor pode determiná-la", diz Ferreira.
Ele ressalta que o interessado em fazer exercícios físicos deve procurar, antes de tudo, um médico para uma avaliação minuciosa. Depois disso, a pessoa deve procurar um profissional de educação física e um nutricionista. Segundo Ferreira, as atividades físicas nunca devem ser realizadas por conta própria.