Os veranistas que estão frequentando o litoral paranaense parecem estar atentos aos perigos que uma exposição demasiada ao sol pode representar. Basta uma rápida olhada pelas praias para perceber isso.

continua após a publicidade

É cada vez mais comum encontrar os banhistas munidos de guarda-sóis, chapéus, óculos de sol e os inseparáveis protetores solares. Tudo isso para garantir que a estadia seja tranquila e proveitosa, sem a necessidade de recorrer a um hospital ou posto de saúde por causa das queimaduras.

No balneário de Pontal do Sul, na cidade de Pontal do Paraná, os turistas deram bons exemplos. O faturista Reginaldo Fontana, que foi à praia na companhia da esposa, da filha e de um primo, estava bem munido para se proteger de uma exposição prolongada ao sol.

“Eu e meus familiares estamos cientes dos riscos que podemos correr se ficarmos muito tempo ao sol sem proteção. Sempre estamos preparados para lidar com essa situação, é um hábito nosso”, afirma.

continua após a publicidade

Fontana lista o seu arsenal para se proteger dos raios solares. “Viemos com guarda-sol, óculos escuros, camisetas e bonés. Utilizamos filtros solares com fator de proteção alta. Eu e minha esposa estamos usando fator 30, enquanto nossa filha está com um fator 60”, informa.

Aparato

continua após a publicidade

A família da estudante Gabrielly Nogueira da Mata Tlath, que veio passar a temporada de verão também em Pontal do Sul, deu outro bom exemplo. Ela, seus pais, seu irmão e sua prima trouxeram todo um aparato para se proteger do sol.

“Temos a pele bem clara e por isso nos preocupamos com o que o excesso de sol pode fazer. Meu pai já sofreu uma lesão na pele no passado por não ter se protegido corretamente. Desde então, toda a família passou a se preocupar em se proteger o máximo possível”, garante.

Horários

Além do protetor solar com filtro alto, a estudante revela que eles só vão à praia em um horário específico. “A gente evita ir no horário de pico do sol, das 10h às 16h. Usualmente, vamos por volta das 17h em diante, uma vez que o sol não está tão intenso. Mas nunca dispensamos o uso do guarda-sol, protetor, entre outros itens, quando estamos na praia”, conclui.