Dezembro é o mês de correria para os pais realizarem a matrícula escolar de seus filhos para o ano seguinte. Deve-se tomar cuidados com os prazos para não perder a vaga, seja nas escolas públicas ou nas particulares.

continua após a publicidade

Além disto e do temido reajuste das mensalidades, os pais devem prestar atenção porque está ocorrendo forte procura pelo ingresso na educação básica nos estabelecimentos privados.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe/PR), Ademar Batista Pereira, conta que a demanda está crescendo por parte de pais interessados em colocar os filhos em escolas particulares para o Ensino Básico, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“A procura está crescendo bastante. Isto é reflexo da economia. As famílias melhorando de vida, melhorando a condição financeira, tendem a colocar os filhos na escola particular”, explica. Cada estabelecimento particular tem um prazo diferente para as matrículas.

continua após a publicidade

Perfil

Quem tem interesse deve prestar atenção em diversos aspectos. O Sinepe/PR orienta que os pais devem entender a proposta pedagógica da escola, conhecer o regimento escolar, observar a organização do espaço administrativo do colégio, conversar com os diretores, conhecer os professores, observar a estrutura, saber os métodos de avaliação. Outro fator importante é perceber se a instituição que ele procura tem a ver com a persondalidade do filho. Uma saída pode ser visitar a escola juntos.

continua após a publicidade

Reajuste

Para quem vai fazer a rematrícula dos filhos, os cuidados devem estar concentrados nos valores das mensalidades. O reajuste anual pode ser aplicado conforme aprimoramento no programa didático-pedagógico ou alteração nas despesas de pessoal e custeio da atividade, segundo a coordenadora do Procon/PR, Claudia Silvano.

“Entretanto, a escola tem a obrigação de divulgar em local de fácil acesso, até 45 dias do término das matrículas, uma planilha dos custos que justifiquem o reajuste”, revela.

As escolas são obrigadas a rematricular o aluno para o semestre ou ano seguinte (dependendo do calendário escolar de cada estabelecimento), a não ser que o estudante esteja inadimplente. “Mas quem estiver inadimplente e quiser fazer a transferência, a escola não pode reter os documentos para isto”, ressalta Claudia.

Rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está com as matrículas abertas para algumas séries das escolas estaduais. Deve-se tomar cuidados com os prazos, pois já foi encerrada a matrícula para os 7º, 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, e para os 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Entre os dias 12 e 16 de dezembro, a matrícula estará aberta para alunos que vão cursar o 6º ano do Ensino Fundamental ou a 1ª série do Ensino Médio, ou ainda para aqueles que não estavam matriculados na rede de ensino.

Até o dia 9 de dezembro deve ser apresentada a carta-matrícula no estabelecimento indicado para os alunos da rede pública que vão para estas séries. Segundo a Seed, a vaga só será garantida com a efetivação da matrícula.

O cadastro para os alunos em espera por uma vaga começa em 12 de dezembro e, caso haja disponibilidade, os resultados serão divulgados em janeiro de 2012. No início do ano que vem ocorre a transferência de matrículas entre as instituições da rede estadual de ensino em qualquer série do ensino regular.

Os pais ou responsáveis não podem esquecer da documentação do aluno para solicitar a matrícula: original e fotocópia da certidão de nascimento do aluno, carteira de identidade para maiores de 16 anos, fatura da conta de energia elétrica, histórico escolar ou declaração da escola de origem (no caso de transferência).