Quem mora e trabalha próximo ao cruzamento das ruas Madre Maria dos Anjos e Baltazar Carrasco dos Reis, no bairro Rebouças, em Curitiba, convive com os acidentes de trânsito frequentes no local. Muitos motoristas cruzam a Baltazar Carrasco dos Reis sem parar, sendo que esta é a rua preferencial do cruzamento.
No início desta semana, o choque entre dois automóveis deixou uma pessoa ferida. Um carro bateu no muro de um escritório e o outro parou em frente a uma residência.
Fábio Abel Manfrin Nonato e Solmi Marcelino, que trabalham na região, contam que os acidentes são comuns e que os riscos aumentam nas sextas-feiras, quando o movimento se intensifica por causa de uma feira livre na Rua Coronel Dulcídio.
“Os motoristas entram direto. Aqueles ‘quase acidentes’ são mais do que comuns. Todo mundo já fica esperando alguma coisa acontecer”, afirma Nonato. Os dois já ligaram para o telefone 156 da Prefeitura de Curitiba para pedir providências.
A última ligação foi no final do ano passado, quando a administração municipal ficou de passar no cruzamento e realizar melhorias. “Mas ninguém apareceu aqui”, garante Nonato.
O protocolo do último atendimento informa que havia sido programada “substituição das placas antigas por novas e a repintura das legendas de ‘Pare’”. As sinalizações horizontais da Rua Madre Maria dos Anjos estão praticamente apagadas do pavimento. As placas ficam parcialmente encobertas por pequenas árvores.
A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) comunica que será feito o reforço na sinalização do local, com a pintura no chão e a relocação das placas. Também será fixada uma outra placa que reitera o sentido da rua. O trabalho deve ser realizado dentro de 20 dias, dependendo das condições do tempo.