Cristãos em festa pela padroeira do Brasil

Para muitos, o dia 12 de outubro é apenas mais um feriado nacional, mas para outros, a data tem um significado especial. É a data em que os cristãos do país param para homenagear Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil desde 1931. O tamanho da fé em Maria, mãe de Jesus, pode ser mensurado pela multidão que visita o santuário de Aparecida do Norte, em São Paulo, todos os anos: cerca de 8,5 milhões. São pessoas de diversas classes sociais querendo pedir ou agradecer as graças recebidas.

Os dois pescadores que retiraram a imagem de Nossa Senhora das águas do Rio Paraíba do Sul – perto de Guaratinquetá (SP), em 1717, não poderiam imaginar que o culto iniciado por eles na pequena vila em que moravam, anos mais tarde arrastaria milhões de brasileiros. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida não fica lotado apenas no dia 12 de outubro, mas durante o ano todo. Em alguns finais de semana o local chega a receber até 300 mil pessoas. ?A fé vem aumentando. Geralmente o santuário é visitado por 8,5 milhões, mas este ano vai chegar a nove milhões?, diz o padre Vicente André de Oliveira, assessor de comunicações do local.

Se a imagem de Nossa Senhora começou a chamar atenção na época pelos milagres atribuídos a ela, como o do escravo que teve suas correntes rompidas enquanto implorava proteção à Mãe de Jesus, hoje a situação não é diferente. A maioria dos romeiros vai até Aparecida do Norte para agradecer graças alcançadas. ?Uma vez ouvi a frase de um romeiro que me chamou a atenção: são 364 dias para pedir e um para agradecer?, conta padre Oliveira.

A monumental Basílica foi construída em 1980 e tem capacidade para receber 45 mil fiéis em cada missa. ?As pessoas têm uma devoção especial por Nossa Senhora. Ela é a nossa mãe, reúne a família de Deus e nos conduz ao encontro de Cristo?, diz padre Oliveira. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo