Crianças saem às ruas e pedem o fim da violência

Cerca de 300 crianças entre seis e onze anos de idade, alunas da escola estadual Bento Mossurunga, no Alto Boqueirão, em Curitiba, saíram ontem às ruas pedindo paz. Segurando faixas e cartazes, elas percorreram cerca de 2 quilômetros nas proximidades do colégio, entregando panfletos à população.

O protesto faz parte do Projeto Escola Participativa, Construindo Segurança, coordenado pelo Instituto de Defesa de Direitos Humanos (Iddeah), com apoio do Ministério da Justiça. O Escola Participativa é um dos 50 projetos sociais selecionados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para receber o Prêmio Governabilidade Local 2002.

A diretora da escola Bento Mossurunga, Elenita Bonfati, explica que a idéia principal é acabar com a violência na região. “A pracinha (em frente ao colégio), por exemplo, já não era mais da comunidade. Sempre havia crianças e adolescentes consumindo drogas. Agora, existe até uma escolinha de futebol”, conta. A transformação, segundo ela, se deve à atuação do Instituto de Defesa de Direitos Humanos, com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Posto de Saúde. “A passeata é também um alerta à população”.

De acordo com o coordenador do Iddeah, José Fernando Eberhardt, a iniciativa de mobilização partiu da própria escola. “O Escola Participativa despertou o interesse da comunidade em preservar o patrimônio público através de ações coletivas”, conta. O projeto está sendo aplicado em sete escolas de Curitiba, mas a idéia é ampliar para trinta.

Sem guerras

O estudante da 3.ª série, Edson Varela Duarte, 11 anos, era um dos participantes da caminhada. Segurando um cartaz que ele mesmo fez – o desenho de uma pomba -, Edson revela que considera o bairro “um pouco violento.” Para ele, paz é sinônimo de um mundo sem guerras e brigas. Luiz Felipe, 8 anos, aluno da 3.ª série, concorda. “Paz é sossego, é carinho”, opina. Nos braços, ele trazia um cartaz em forma de coração com vários recortes de pessoas sorrindo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo