Pais e responsáveis devem ficar atentos para a nova fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe A H1N1. A partir de hoje, crianças entre 2 e 4 anos (5 anos incompletos) devem ser vacinadas contra a doença.
O Ministério da Saúde determinou a imunização para esta faixa etária na semana passada. A vacina está disponível nas unidades de saúde até o próximo dia 2. Em Curitiba há 69.636 crianças nesta faixa etária.
Todas devem ser vacinadas até o início do mês que vem e depois tomar a segunda dose, que deve aplicada dentro de 21 dias. Somente assim o ciclo de imunização fica completo nas crianças até o inverno.
Para atender ao público desta nova fase da campanha nacional de vacinação, serão usadas as doses guardadas para reposição. Como as perdas foram poucas desde o início da mobilização, no dia 8 de março, o ministério incluiu as crianças entre 2 e 4 anos.
Quanto aos adultos, ontem foi encerrada a vacinação contra a gripe A H1N1 para pessoas entre 30 e 39 anos. Elas puderam se vacinar nos centros municipais de urgências médicas no fim de semana.
Resultados
A Secretaria Municipal de Saúde resolveu oferecer a vacina no sábado e no domingo para aumentar a cobertura, que estava abaixo da meta. Até sexta-feira, 57,7% das pessoas nesta faixa etária procuraram a vacina.
A secretaria deve divulgar hoje os dados completos da vacinação ocorrida no fim de semana e o percentual de adultos vacinados. Por meio de assessoria de imprensa, a secretaria informou ontem que 14.238 pessoas, entre adultos, gestantes e outros cidadãos estiveram nos centros de urgências médicas para tomar a vacina.