Se dependesse da eleição simulada realizada ontem entre as crianças do Colégio Estadual 19 de Dezembro, em Curitiba, Luiz Inácio Lula da Silva seria eleito, já no primeiro turno, o novo presidente do Brasil. O candidato petista conseguiu convencer 50,5% das cerca de quinhentas crianças de primeira a oitava série que tiveram direito a voto.
Na simulação para o governo do Paraná, uma surpresa: o candidato da Coligação Vote 12, que em todas as pesquisas eleitorais aparece com vaga garantida no segundo turno, não foi convincente o suficiente entre as crianças. Álvaro Dias (PDT) foi apenas o terceiro colocado na eleição com 19 % dos votos. Beto Richa (PSDB), com 33%, e Roberto Requião (PMDB), com 21%, disputariam um possível segundo turno conforme o eleitorado infantil.
Consciência política
A supervisora do colégio, Tânia Mara Alvarenga, explicou que durante dois meses os alunos realizaram trabalhos sobre as eleições. Eles foram incentivados a assistir ao horário político na TV, acompanhar os debates, ler jornais etc.
“Nossa idéia era que eles conhecessem as propostas de cada um. Queremos criar um aluno crítico, um aluno cidadão”, ressaltou.
Fã de Lula
Maurício Ksiazeki, de 8 anos, aluno da terceira série, estava muito contente em poder votar. Ele disse que acompanhou todos os programas que envolviam política e que o candidato que mais o convenceu foi Lula.
“Caso pudesse votar de verdade votaria nele. Falei para meus pais votarem no Lula”, confidenciou.
A eleição simulada foi realizada durante toda a tarde de ontem. A apuração das três urnas foi feita na presença dos alunos logo após o encerramento do pseudopleito.