Crianças de creche pedem paz aos adultos

Cerca de cinqüenta crianças de dois a seis anos de idade entregaram na tarde de ontem adesivos e marcadores de livro com mensagens de paz a pedestres e motoristas que transitavam pela Rua Erasto Gaertner, bairro Bacacheri, em Curitiba. A iniciativa foi da creche Josefina Rocha, localizada no mesmo bairro, que escolheu a paz como tema central do programa pedagógico deste ano.

Mesmo tão pequenas, algumas crianças tentavam explicar o significado da palavra que traziam na testa e nas bandeirinhas em mãos. “Paz é brigar sem bater”, definiu o pequeno Lucas Alves Carvalho, 6 anos. No “Cantinho da Paz” criado pela creche – onde as crianças deixam objetos que lembrem atitudes pacíficas -, Lucas revelou ter levado um anjinho e um Banana de Pijamas. Para Marlon Gabriel, 6, “paz é amor e carinho.”

A diretora voluntária da creche, Maria Joana Mareira, contou que a iniciativa surgiu diante de tanta violência e agitação dos pequenos. “Montamos o Cantinho da paz, e ele tem funcionado. Quando as crianças estão muito agitadas, mandamos para lá”, revela, acrescentando que na sala existem objetos diversos como bichinhos de pelúcia, foto dos pais, flores, todos levados pelas próprias crianças. A idéia, segundo Maria Joana, é que o trabalho seja permanente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo