Setenta e cinco quilos de materiais recicláveis foram recolhidos na Ilha do Mel no fim de semana por mutirão formado por 15 crianças do projeto Força Verde Mirim, a parceria da Polícia Militar com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No trabalho, o grupo foi acompanhado por 17 crianças moradoras da ilha.

continua após a publicidade

Papéis, plásticos, vidros, pedaços de colchões, pneus, guarda-chuvas, potes e latas de cerveja e refrigerante estão entre os materiais recolhidos. “Essas crianças representam aqui mais de uma dezena de turmas do projeto em todo o Paraná. Além de conhecerem um dos santuários da natureza no Estado, recolhem lixo deixado por visitantes descuidados”, disse o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.

“Esta atitude das crianças demonstra que se temos novas gerações com bons conceitos sobre meio ambiente, que tem o direito de chamar a atenção da geração da degradação, que somos nós, os adultos”, completou Rasca.

“Mais que recolher o lixo e proteger a natureza, as crianças se conscientizam da importância de impedir que resíduos sejam descartados em locais inadequados”, explicou o major César Lestechem Medeiros, subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental da PM. “O trabalho realizado pelas crianças na Ilha é um exemplo para todos, principalmente para que as futuras gerações tenham o direito de conviver com a natureza”.

Comportamento

continua após a publicidade

As crianças que participaram do mutirão da Força Verde Mirim na Ilha do Mel moram em Matinhos e participam do projeto desde o ano passado. “Nas turmas já formadas, e mesmo durante o curso, percebemos mudança drástica no comportamento delas, tanto em casa quanto no rendimento escolar”, lembrou Lestechem.

“Hoje enxergam o mundo sob perspectiva diferente, e transmitem os conhecimentos aos pais, vizinhos e amigos, agindo como multiplicadores da consciência ambiental.”

Sargento Macena/PMPR/Divulgação
Força Verde Mirim é exemplo para todos.
continua após a publicidade