A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), inicia as atividades para a 9ª Semana Nacional do Trânsito. Esse ano, o tema será “A Criança no Trânsito”, com o objetivo sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança. O evento será dos dias 18 a 25 de setembro.
Entretanto, a CMTU convida todas as entidades de Londrina, para participar da reunião de organização, nesta sexta-feira (dia 22), às 9h no auditório do Centro de Assistência Social, que fica na avenida Juscelino Kubitschek, nº 2898. De acordo com a relações públicas da CMTU, Juliana Barbosa, a primeira reunião é importante para definir os trabalhos a serem realizados. “Temos muitas propostas para debater, como palestras, intervenções e blitz educativa”, adiantou.
Ainda de acordo com ela, uma das principais propostas é orientar os educadores da rede municipal de ensino sobre as necessidades de trabalhar o trânsito com as crianças. “Assim como foi feita no ano passado, outra proposta é que durante um período, as multas de trânsito de classificação média ou leve, sejam trocadas por palestras”, ressaltou.
Números
Segundo estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total 818 foram vítimas fatais. Já, de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre os óbitos por acidentes envolvendo crianças de 0 a 14 anos os relativos ao trânsito aparecem em primeiro lugar. Em 2004, 41,1% das mortes por acidentes foram no trânsito, seguidas por afogamento (26%), sufocação (13,4%), queimaduras (6,6%) e outros (12,9%).