A necessidade de os pais trabalharem fora de casa fez com que muitos deles busquem ajuda externa para cuidar dos filhos. As duas opções mais procuradas são as creches e as babás. Mas a grande questão é: qual delas é melhor para a criança?

Segundo a secretária-geral da Sociedade Paranaense de Pediatria, Marizilda Martins, a melhor maneira de saber o que é bom para a criança é observar o comportamento dela em relação aos cuidados que ela recebe. “É preciso que os pais prestem a atenção nos filhos. O choro, o desinteresse pela pessoa que está cuidando dela, a perda de peso e o sono freqüente são fatores importantes para identificar o mau cuidado com a criança”, acrescenta Marizilda.

Uma das vantagens de uma criança ficar em casa sob os cuidados de uma babá é que ela vai ter um tratamento exclusivo e poderá receber total atenção que talvez não tenha em uma creche devido ao número de crianças atendidas ao mesmo tempo. Entretanto, a creche oferece outras vantagens como o contato com outras crianças e as variedades nas atividades recreativas. “Tanto a creche quanto a babá terão seus pontos negativos e positivos. O mais importante é o que cada uma delas faz para a felicidade da criança”, ressalta Marizilda.

Creches gratuitas

Hoje, em Curitiba existem mais de cem creches gratuitas, que trabalham com atendimento especializado de profissionais da área de educação. Mais de 16 mil crianças são beneficiadas com o trabalho. Para obter mais informações sobre as creches, basta procurar qualquer uma das ruas da Cidadania espalhadas na cidade.

continua após a publicidade

continua após a publicidade