Fiscais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agonomia do Paraná (Crea-PR) estão verificando, em todo o Estado, as condições das estruturas montadas para o Carnaval nas cidades que concentrarão as principais festas. De acordo com o conselho, em locais onde a festa contempla estruturas metálicas, como palcos e arquibancadas, e instalações elétricas temporárias, como iluminação e som, é obrigatório apresentação de um documento assinado por responsável técnico devidamente habilitado. A documentação atesta responsabilidade sobre a segurança das montagens.
Em Curitiba, a primeira verificação das estruturas do Carnaval de rua aconteceu na sexta-feira passada, quando a fiscalização do Crea, junto com Corpo de Bombeiros e a Comissão de Segurança de Edificações do Estado (Cosed), verificou irregularidades nas instalações da arquibancada. ?Foram detectados problemas em soldas, corrosão acentuada em alguns pontos da estrutura e falta de corrimão em vários pontos de acesso?, aponta o gerente regional do Crea em Curitiba Mário Guelbert. Os fiscais exigiram a adequação das montagens e, hoje, retornam à Avenida Cândido de Abreu para verificar se as modificações foram feitas.
Interior
Em Tibagi, nos Campos Gerais, os fiscais vistoriaram ontem as instalações para o Carnaval de rua, na Praça Edmundo Mercer. Acompanhados do Corpo de Bombeiros, eles verificaram o palco e as instalações elétricas montadas para o evento. Este ano, o Carnaval em Tibagi não terá arquibancada. em 2006, a estrutura montada para o evento desabou, deixando 35 pessoas feridas. ?Esse é o perigo de não haver um laudo atestando a responsabilidade técnica sobre a montagem. Naquele ano, verificamos que as arquibancadas haviam sido feitas por uma pessoa física, sem formação profissional adequada?, afirma o gerente regional do Crea em Ponta Grossa, Vander Moreno.
Dessa vez, entretanto, ele garante que toda a documentação apresentada pela prefeitura para o evento está correta. ?Daí a importância dessa fiscalização preventiva, já que ela leva a organização a só contratar empresas ou pessoas habilitadas, garantindo a segurança.? No município, que congrega o maior carnaval dos Campos Gerais, a expectativa da prefeitura é que 60 mil pessoas participem da festa. As gerências regionais do Crea verificarão ainda as instalações montadas para o carnaval de Londrina e Maringá.