A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis da Prefeitura de Curitiba (Cosedi), a Fundação Cultural de Curitiba e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea) liberaram as arquibancadas, o camarote e a iluminação na avenida Cândido de Abreu para o desfile de Carnaval deste sábado (2). Pequenos ajustes estão sendo feitos na tarde desta sexta-feira (1). Às 20h, a Cosedi fará a última vistoria nos equipamentos.
O coordenador da Cosedi, Hermes Peyerl, afirmou que foram necessários pequenos ajustes na iluminação, na sonorização, no telhado do camarote e no isolamento de cabos de segurança. "Por precaução, a Prefeitura convocou três vistorias, feitas em parceria com Crea e o Corpo de Bombeiros. Tudo para garantir a maior segurança dos foliões neste carnaval", disse Peyerl
O gerente regional do Crea, Márcio Guelbert Filho, também aprovou os equipamentos. "Com os ajustes programados e mais uma vistoria pela Cosedi antes do desfile, não há com que se preocupar na festa", disse Guelbert Filho. Ele também afirmou que a documentação das empresas que instalaram as arquibancadas e a iluminação está regular junto ao Crea.
Para liberar totalmente a passarela de Carnaval, a Cosedi pediu a colocação de um lastro para segurar o telhado do camarote, isolamento nos cabos de iluminação e cabos de contenção do camarote. A previsão do Corpo de Bombeiros é de que 8 mil pessoas participarão da festa.
São quatro arquibancadas na avenida, com capacidade para mil e seiscentas pessoas. Uma das arquibancadas será montada para idosos e deficientes. "Teremos equipes para coordenar a ocupação das arquibancadas e ajudar os idosos e portadores de deficiências", informou Jaciel Teixeira, da comissão executiva do Carnaval da Fundação Cultural de Curitiba.
O engenheiro civil Antonio Roberto Rocha, responsável pela montagem das estruturas na Cândido de Abreu, disse que as adequações apontadas pela Cosedi são simples e, até o desfile, estarão todas ajustadas.