Descaso é pouco...

Crateras tomam conta das ruas do Jardim Fátima, em SJP

Moradores do Jardim Nossa Senhora de Fátima, em São José dos Pinhais, estão insatisfeitos com algumas questões do bairro. Ruas esburacadas e falta de segurança são as principais reclamações. O asfalto colocado pela prefeitura está quebrando e a população afirma que não houve manutenção. A Secretaria Municipal de Viação e Obras Municipais admite que a obra foi feita de maneira equivocada.

Felipe Rosa
Marlene cobra mais participação da comunidade.

Marlene Belmonte é presidente da associação dos moradores do bairro e conta que na gestão do ex-prefeito Ivan Rodrigues foi colocado um superantipó nas ruas para resolver momentaneamente a situação. Porém, com o movimento de caminhões e ônibus, o asfalto cedeu em vários locais e buracos se abriram. Segundo o secretário de Viação e Obras, Leandro Rocha, ao assumir o cargo, o Jardim Nossa Senhora de Fátima foi uma das suas prioridades, já que, segundo ele, houve um erro da administração anterior. “Pelas características, o solo não comportava esse tipo de pavimentação. A solução é refazer todo o serviço com pavimento definitivo”. Ele afirma que medidas paliativas já estão sendo tomadas, enquanto a secretaria tenta elaborar novos projetos para posteriormente buscar recursos fora, pois hoje não estão disponíveis no município.

Insegurança

Sobre a segurança no bairro, uma onda de furtos a residências tira a tranquilidade dos moradores que precisam trabalhar. France Luiz Agibert já teve sua casa roubada duas vezes e denuncia a falta de policiamento. Rubens Junior tem um comércio na região e afirma que aumentaram os gastos com câmeras e segurança particular. Ele cita que com a presença do vigia, não houve mais tentativas de assalto, mas outras casas da região foram invadidas. Para Marlene Belmonte, os vizinhos precisam se unir e ajudar uns aos outros. “Falta a participação da comunidade nas reuniões. As pessoas têm que se cuidar mais e ajudar a cuidar dos vizinhos”.

Felipe Rosa
Rubens: aumentaram gastos com vigia e câmeras.

Demanda supera verba

O secretário de Segurança, Adriano Mühlstedt, concorda e diz que a participação das pessoas é fundamental. Outra questão é com relação às denúncias. Ele explica que as ligações podem ser feitas de forma anônima e permitem ações preventivas.

Sobre a segurança no Jardim Nossa Senhora de Fátima, o secretário comenta que faltam recursos para algumas áreas da cidade.

“A segurança tem que ser olhada como um todo. A demanda é maior que os recursos. Para o mês de setembro, está prevista uma ação conjunta entre Polícia Militar e Guarda Municipal para os bairros Jardim Fátima, Rio Pequeno e Jurema”, revela.