Passar pela Rua João Bettega, a partir do cruzamento com a Rua General Potiguara, no Fazendinha, até o Contorno Sul, na CIC, é a certeza de encontrar a pista em más condições. O trecho de quase quatro quilômetros tem problemas de pavimentação irregular e vários buracos, alguns deles fundos e que aumentam o risco de acidentes no local.

continua após a publicidade

Um dos pontos mais críticos está a alguns metros do cruzamento com a Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, na pista que segue sentido Portão. Quem passa por ali diariamente relata ter visto vários motoristas com problemas. “Está péssimo. Já levei alguns sustos porque ando de moto. Uma vez o carro que estava na minha frente desviou muito rápido e não deu tempo de eu desviar. Passei pelo buraco e quase caí”, conta o operador de CPC Eleandro Ribeiro Chaves.

Morador da região, o aposentado Elvani Pereira de Almeida também enfrentou situações complicadas no local. “Quase estourou o pneu do meu carro”, lembra. Além de passar por ali de carro, ele também faz caminhadas pela João Bettega e vê outros motoristas em apuros. “Muita gente reclama, fica com as rodas dos carros tortas por causa do buraco”, diz.

O administrador de empresas Eduardo Pavloski também mora na João Bettega e passa diariamente pelo trecho. Vendo que a situação só piora, ele já protocolou mais de uma reclamação na Central 156, da Prefeitura de Curitiba. “Está muito fundo e perigoso e o buraco fica no meio das duas pistas, uma vergonha”, critica.

continua após a publicidade

Para ele, toda a rua está abandonada e as chuvas prejudicam ainda mais a situação. Pavloski trafega pelo local de carro e de moto e também quase se acidentou. “Quem não conhece o local desvia do buraco muito em cima e ainda pode acontecer um acidente grave, alguém desviando e derrubando um motoqueiro ou batendo em outro carro”, alerta.

O problema, no entanto, deve ser solucionado até o final do ano. É o que promete a Secretaria Municipal de Obras Públicas, que garante que as obras de recape e implantação de asfalto serão realizadas até o fim de 2014. Além disso, a pasta explicou que “realiza levantamento de ruas e avenidas com necessidade de reparos em toda a cidade para elaborar programação de atendimento.”

Ciciro Back
Buracos profundos são um desafio também pra quem anda de moto.
continua após a publicidade

Participe!

Se você encontra buracos no caminho, envie foto e endereço para o projeto Caça-buracos, da Tribuna e Paraná Online. O mapa colaborativo do www.cacaburacos.com.br indica os pontos problemáticos nas vias da Grande Curitiba e as situações já resolvidas, bem como o tempo de espera por solução. É possível colaborar pelo formulário do site, clicando em “Fotografe e envie”, pelo Whatsapp (41) 9683-9504 ou pelo e-mail buracos@tribunadoparana .com.br . Acessando o site de um smartphone é possível tirar a foto e, se o GPS estiver ativado, enviar a localização exata do buraco para a redação. Todas as reclamações são repassadas às prefeituras. À medida em que os buracos forem consertados, a informação é atualizada no mapa.