Velho problema voltou a incomodar os motoristas que passam por um dos pontos mais movimentados da cidade. Como sempre acontece quando chove bastante, o cruzamento da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Desembargador Westphalen está tomado por buracos, que atrapalham o trânsito e são um perigo para quem passa por ali.
O Paraná Online foi até o local e viu de perto a dificuldade enfrentada por motoristas e motoqueiros. A baixa velocidade com que os veículos passam pelo cruzamento torna o trânsito lento e a tentativa de desviar dos buracos deixam os carros a centímetros de uma colisão. Quem tenta passar mais rápido corre o risco de ficar no prejuízo, já que os buracos são fundos.
Complicação
Ontem, a prefeitura começou a trabalhar em mais uma recuperação do asfalto. As obras deixam o fluxo de veículos ainda mais complicado, já que apenas duas das quatro pistas da Westphalen estão liberadas. Os operários trabalham na limpeza e alargamento das galerias fluviais, que não suportam o volume de chuva geralmente registrado nesta época e causam a buraqueira.
Gerente de estacionamento no local, Élio Pinheiro diz que o problema é corriqueiro. “No ano passado, trocaram as manilhas das galerias, mas colocaram outras da mesma largura. Quando chove, sempre alaga tudo, com lixo boiando pra todo lado. Sempre arrumam os buracos, mas não resolvem o problema e acontece tudo de novo”, relata.
Pressão no asfalto
A prefeitura reconhece que as galerias não suportam as chuvas mais intensas. “Neste período do ano, o volume de chuva é muito grande. As galerias não suportam e pressionam o asfalto, abrindo os buracos”, explica a Secretaria Municipal de Obras Públicas. A informação oficial é que equipes da prefeitura estão trabalhando numa solução definitiva para o problema, com a limpeza e alargamento das galerias. Em seguida será feita a recomposição do asfalto, que não tem prazo de conclusão.