A CPI do Pedágio terá veículo especial para as inspeções nas rodovias paranaenses. Uma van caracterizada da comissão vai verificar as condições das estradas do Paraná, da mesma maneira como a CPI da Telefonia agiu, quando o grupo percorreu o Estado para conversar com a população e conferir o serviço oferecido pelas operadoras de celular. O veículo foi flagrado ontem pela reportagem da Tribuna estacionado no pátio da Assembleia Legislativa.

continua após a publicidade

“Estamos fazendo as inspeções de forma mais paliativa porque ainda não acabamos o trabalho para constatar quais obras devem ser vistoriadas. Depois disso, os engenheiros e a comissão estarão mais atuantes neste sentido”, afirmou o presidente da CPI, deputado estadual Nelson Luersen (PDT). Ele explicou ainda que, apesar de identificado, o veículo não é exclusivo da comissão e foi cedido pela Assembleia, que alugou o carro. Por enquanto, a van é usada em média três vezes na semana, para deslocamentos entre os municípios, para reuniões da CPI.

Depoimentos

Na reunião de ontem foram ouvidos o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, Nelson Leal Junior, e seu antecessor, Paulinho Dalmaz, que esteve no cargo durante os aditivos contratuais de 2000 e de 2002. Dalmaz afirmou que a qualidade está aquém do estabelecido pelo contrato. Ele ainda afirmou que, definido em outro momento econômico, o pedágio foi importante, pois acredita que “hoje teríamos estradas ainda mais deterioradas”.

continua após a publicidade

Já o atual diretor do DER destacou que, assim como a comissão, trabalha pela redução da tarifa, antecipação das obras e colocação de novas necessidades nos contratos. Ele acredita que a suspensão por mais de um ano do processo judicial para anular aditivos contratuais é apenas uma estratégia para a negociação realizada até o final deste ano.