Corte de árvores surpreende moradores no Abranches

Algumas pessoas que passavam pela Pedreira Paulo Leminski na última sexta-feira pela manhã – mais especificamente pela Rua João Gava, bairro Abranches, em Curitiba – ficaram surpresas com o grande número de pinus que estavam sendo cortados em frente ao local. A reportagem de O Estado registrou o fato e a população se mostrou indignada.

Uma das moradoras da região e que costuma fazer corridas até a Pedreira, Íris Borges, ficou assustada com a retirada das árvores. “Eles estão cortando uma a uma. Disseram que são exóticas, mas mesmo assim eu fico pensando no tempo que essas árvores levaram para crescer, na beleza que elas trazem para a região e na qualidade do ar que elas proporcionam. Acho uma judiação cortá-las, acabou com a paisagem”, disse ela.

Segundo a prefeitura de Curitiba, cerca de 40 árvores estão sendo cortadas na Pedreira porque são espécies exóticas invasoras, ou seja, são plantas que invadem o espaço de outras, prejudicando a biodiversidade. Ainda segundo a prefeitura, no lugar das 40 estão sendo plantadas outras 205 mudas de árvores frutíferas e com flores, como por exemplo a pitanga, o ipê, a aroeira, entre outras.

A prefeitura também informou que o mesmo processo já foi desenvolvido no Parque Tingui e também está ocorrendo em outros locais da cidade, como no Passeio Público, no centro, e no Parque das Nascentes, no bairro Barreirinha.