Corrida abre festejos do Cerco da Lapa

 Foto: Walter Alves/O Estado

Os 150 participantes da Corrida Rústica 9 de Fevereiro percorreram 6 km pelas ruas da cidade.

O Cerco da Lapa, disputa de civis e militares contra as forças oposicionistas à República vindas do Rio Grande do Sul, é a passagem mais importante na história da cidade. O grande objetivo do grupo sulista era derrubar o regime republicano comandado pelo presidente Marechal Floriano Peixoto. Mas, em 17 de janeiro de 1894, uma legião de 639 homens da Lapa, comandada pelo general Antônio Ernesto Gomes Carneiro, enfrentou os 3 mil integrantes das forças revolucionárias que chegaram na região.

Os oposicionistas haviam iniciado uma marcha rumo ao Rio de Janeiro, onde derrubariam o presidente Marechal Floriano. A Lapa era o último obstáculo para as forças contrárias à República. A cidade resistiu durante 26 dias, o que possibilitou ao governo se organizar em tempo suficiente para se preparar e deter as forças revolucionárias. O embate no território paranaense completou ontem 112 anos.

"A data de revolução é tão importante quanto o dia de aniversário da cidade – 13 de junho. Falando em fatos históricos, talvez seja a mais importante. A Lapa ajudou a escrever parte da história do Brasil", resume o prefeito Miguel Batista.

A disputa com as forças revolucionárias e a contribuição que a cidade deu para a consolidação da República são memórias ensinadas nas escolas e que estão na alma de seu povo. "A população continua perpetuando a história, motivo de orgulho para a Lapa", comenta Batista.

No dia 9 de fevereiro, é enorme a quantidade de moradores que vai para as ruas a fim de celebrar o Cerco da Lapa. As comemorações começaram ontem pela manhã, com a realização da Corrida Rústica 9 de Fevereiro, que contou com 150 participantes. Eles saíram do Panteon dos Heroes, no centro histórico, e percorreram seis quilômetros pelas ruas da cidade.

À tarde, aconteceu a entrega das medalhas de Honra ao Mérito General Antônio Ernesto Gomes Carneiro às personalidades que prestaram serviços relevantes à Lapa. Entre os homenageados, estavam o governador Roberto Requião, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e a desembargadora Anne Mary Kuss. Além da medalha, eles receberam um diploma com os dizeres "a dita homenagem estará também contribuindo para perpetuar a figura de General Carneiro, herói da Resistência do Cerco da Lapa, que com sua bravura e coragem, ofereceu a sua própria vida em favor da causa da República".

Após essa cerimônia, foram realizadas uma palestra sobre o Cerco da Lapa, comandada por Rafael Greca, e uma visita aos monumentos históricos que fizeram parte do cenário para o embate, como a Praça General Carneiro, a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Casa Lacerda e o Museu Histórico da Lapa. No final da tarde, moradores de toda a cidade acompanharam o tão esperado desfile cívico-militar, pelas ruas do centro histórico. Além dos lapeanos, muitos turistas vão até a Lapa para acompanhar os eventos alusivos ao Cerco da Lapa, segundo o prefeito Miguel Batista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo