O Museu Oscar Niemeyer (MON) receberá mais uma homenagem amanhã. Às 19h30, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançará uma edição especial de dois milhões de selos que trazem na estampa uma foto do "Olho" tirada por Nani Góes. A partir do lançamento, o selo estará disponível nas agências de todo o País.
O gerente Alexandre Vieira explica que personagens, pessoas, artistas também são destacadas em selos, mas geralmente trata-se de homenagens póstumas, a não ser nos casos de conquistas do esporte. Porém essa edição de comemoração ao MON foi especial e uma coincidência. "O museu é uma belíssima obra arquitetônica e é uma grande oportunidade de, pela obra, também mencionar o nome do grande artista e arquiteto, Oscar Niemeyer, que está vivo", explica Vieira. Homenageado com o selo é também o autor da foto do museu. "É gratificante quando você vê um trabalho seu reconhecido. É claro que o museu é homenageado, não eu, mas a gente vai a reboque", afirma Nani Góes. O fotógrafo conta que nem imaginava que sua foto seria destacada dessa maneira, pois fotografar o MON para ele era quase uma rotina. "Eu acompanhei toda a construção. Toda semana eu passava para fotografar o museu. As fotos surgem normalmente, com ângulos, recorte diferentes e nesse caso ficou especial", explica.
Mais selos
Após criados pelo artista e confeccionados pela Casa da Moeda, os moldes dos selos especiais são destruídos. Como explica Vieira, anualmente são lançados de 20 a 30 selos comemorativos.
O gerente dos Correios ainda adiantou que "já existe proposta de um selo de homenagem ao centenário de Helena Colodi (poetisa curitibana), que será em 2012".